10 dicas para escrever melhores artigos

Imagem por Honest

ANÚNCIO

Escrever um artigo requer tempo se você realmente quer gerar buzz em cima daquilo que você escreveu. Geralmente para escrever um bom artigo, post em algum blog ou matéria para jornal ou revista eu gasto de 1 a 3 horas. Claro, isso varia de acordo com a complexidade do tema que será abordado.

Além do tempo, é imprescindível dar atenção a alguns macetes que fazem, principalmente na internet, seu artigo diferenciado gerando popularidade e tráfego. Aqui vão algumas:

ANÚNCIO

Use palavras chaves no título de seu artigo

Se estou em um site procurando uma matéria dentre várias, ou mesmo em uma busca no Google por tal assunto, de fato meus olhos vão ser atraídos pelas palavras chaves pré determinadas em minha mente relacionadas ao assunto que procuro. No título desse artigo mostro isso bem: "10 dicas para escrever melhores artigos". A pessoa que está procurando esse tipo de informação provavelmente irá digitar no Google "escrever artigos" ou "como escrever artigo" ou "dicas escrever artigos" entre outras variações, mas sempre usando as palavras "escrever" e "artigo(s)". Lembre-se que se você escreve algo, você quer que as pessoas o encontrem.

Imagens prendem a atenção de leitores

"Uma imagem vale mais que mil palavras". Fato. Quando um leitor encontra seu artigo, a imagem é a primeira coisa que vai chamar atenção. A imagem tem o poder de atrair as pessoas. Quantas vezes você comprou um cd ou livro por causa da capa? Então use e abuse nas imagens. Um bom lugar para encontrar imagens de qualidade é o flickr (serviço de imagens do Yahoo), porém é importante dar o crédito ao autor e verificar se imagem pode ser licenciada em outros sites.

ANÚNCIO

Começo, meio e fim

Artigo é redação. E uma precisa ter começo, meio e fim. Textos que começam sem pé e terminam sem cabeça tem fortes changes de se afogar no mar do esquecimento, pois você não conseguiu passar aquilo que queria e consequentemente as pessoas que leram não entenderam nada.

Foco no tema

A informação ou tema principal deve ter o foco. Você deve passar para o leitor aquilo que precisa ser passado. Para isso é fundamental manter o foco no assunto que está sendo tratado. Seja claro, coerente e mantenha o foco.

Formatação do texto

A formatação do artigo é extramamente importante. Já tentaram ler um artigo sem parágrafos por exemplo? Eu particularmente elimino de minha leitura logo que vejo que não há parágrafos. Isso cansa meus olhos. Não altere tamanho de fontes, use títulos para separar assuntos, não encha seu texto com cores, use formatações como as básicas (negrito, itálico, etc), abreviações, citações, títulos, listas ordenadas. Formação é essencial para deixar o seu texto mais claro, rico e organizado.

Formatação do texto - parágrafos e títulos

Quero dar uma atenção especial para parágrafos e títulos. Na internet os parágrafos são diferentes. Eles não tem o espaço de "dois dedinhos" que faziamos em nossos textos na escola e não são colados uns ao outros. Ele tem o espaço de uma linha. Ponto.

A separação de seu artigos com pequenos títulos ajudam o leitor a capturar a informação que ele quer. Por exemplo nesse post eu uso título para dividir as dicas. O leitor por sua vez vai ler primeiro cada título, ver se isso interessa e assim ler os parágrafos.

Pontos e vírgulas em seus lugares

Vírgulas e pontos vêm logo após da palavra, seguido de espaço e continuação da palavra ou próxima frase (ex: palavra, continuação da frase). Mesmo parecendo óbvio, muitos textos em blogs não obedecem essa regra.

A pontuação em termos de gramática é muito importante para fazer seu post ser entendível. Não abuse nas vírgulas, lembre-se que elas são apenas uma respiração numa frase. Não esqueça das vírgulas, pois sem elas uma frase pode perder completamente o sentido.

Diga não a erros de português

Erros de português destroem a credibilidade de qualquer mídia ou até mesmo indivíduos. Mesmo abreviaturas como “vc” ao invés de “você”, por exemplo, já é um grande sinal de falta de qualidade no seu texto, e não deixa de se caracterizar erro de português. Claro que você vai cometer erros como qualquer um comete, mas é possível diminuir suas chances fazendo revisão de seu texto, por exemplo.

Sua linguagem limita seu público

Dependendo da liguagem que você utiliza, você irá limitar o seu público. Se você escrever como numa conversa com criança ou adolescente, provavelmente você limitar seu artigo a pessoas dessa faixa etária. E se você escreve artigos com palavras escabrosamente difíceis e linguagem complicada, é porquê você não quer alcançar um público mais culto. É claro que tudo é relativo. Um adolescente pode gostar de ler textos complicados e um executivo pode gostar de ler diário de adolescentes. A idéia é simplesmente para mostrar que a linguagem que você usa irá limitar o seu público. Talvez um meio termo poderá abranger maior essa gama.

Releia o seu post como leitor e não autor

Acredito ser essa a dica mais importante. Se você reler o texto que você escreveu como um leitor, esquecendo que vocé é o autor, você irá achar erros de português, frases sem sentido, melhores maneiras de escrever uma frase ou passar uma idéia e outros erros comuns. Isso é fato e ajuda muito na hora de fazer um texto bem produzido.

Essas são algumas dicas que no decorrer do caminho vim aprendendo. Espero poder ter ajudado com tais.