A alienação do futebol

Categorias: Futebol
Tags: , , , ,
Escrito por:

Sinceramente não sei dizer o que é mais impressionante, se o poder de alienação do Estado ou a capacidade de se deixar alienar do povo brasileiro.

È perfeitamente normal para crianças, adolescentes ou até mesmo mulheres ou gays carentes passarem o seu precioso domingo correndo atrás de jogadores de futebol. Mas para homens adultos, pais de família, é simplesmente ridículo.

Ainda não conseguir descobrir qual o prazer de perder duas horas da minha vida em frente a uma TV ou num campo de futebol contemplando a horrível cena de um monte de machos suados e robustos correndo atrás de uma bola. Pela minha lógica, é bem melhor ficar na praia vendo um monte de mulheres gostosas e seminuas.

Só mesmo um excelente aparelho alienante para conseguir isso. Não é pra menos, na década de 70, a ditadura militar, constatando a falta de idealismo e de patriotismo do povo brasileiro, frente às constantes provas de uma pátria madrasta, solicitou a composição de uma música focada no futebol, única coisa ainda não ruim que tinha pra mostrar. Daí surgiu o famoso “Cento e vinte milhões em ação…” levando uma alienada multidão ao delírio patriótico. Com isso, todas as outras questões essenciais, como, saúde, educação, desemprego, foram esquecidos. O brasileiro virou patriota do dia pra noite. Mais um ponto pra ditadura.

Atualmente a ditadura veste roupagem de “democracia” e continua necessitando dessa ferramenta para fins políticos.

Quem sai lucrando com isso são os jogadores de futebol, os donos dos times, a imprensa em geral e as empresas que anunciam seus produtos. Os coitados dos alienados, conhecidos popularmente como “torcedores” só levam a pior. Gastam muitas vezes o dinheiro que não têm, passam o dia gritando “É… cam-pe-ãooooooooo…”, carregam nas costas os jogadores suados e outros torcedores, carregam pesadas bandeiras num sol de rachar, levam porrada da polícia, dentre outros “prazeres do futebol”.

Enquanto isso, os “heróis” desfrutam de hotéis quatro estrelas e de belas mulheres.

Tamanha babaquice não tem limites. Aonde se chega se houve a pergunta: “E aí, viu o jogo”? A imprensa não veicula mais notícias, apenas as inúteis informações sobre futebol: “Porque Zezinho ta machucado, porque Dadinho ta com o joelhinho inchado…” Tenha dó, né?

Com a verba utilizada na construção de estádios, para fins de realização da copa do mundo em nosso país, dava para construir casas populares para uma infinidade de pessoas e ainda investir na educação e saúde, que continuam capengas.

Se o povo brasileiro valorizasse o trabalhador da mesma forma que valoriza o jogador de futebol, nossa realidade não seria tão miserável. O próprio operariado, apesar de sua consciência indicar que o seu ofício é um milhão de vezes mais importante do que os feitos dos jogadores de futebol e que para isso, recebe um milhão de vezes menos que os jogadores, mesmo assim, aplaude os jogadores como se estivessem produzindo algo essencial para o país. Que outra denominação podemos dar a isso?

O povo brasileiro precisa se valorizar e acordar, sair da adolescência, deixar essas babaquices no passado e ocupar-se de coisas úteis, que traga algum retorno promissor para sua vida.

Sobre Feed do Autor

Autor no ainda no colocou informaes a seu respeito.

18 comentário para “A alienação do futebol”

  1. Daniel MM diz:

    Concordo em gênero, numero e grau! Saudações

  2. amelim diz:

    Concordo com a sua crítica em relação a alienação no futebol, mas acredito que a maneira como você elaborou sua crítica, mostrou que também é vítima. Vítima do preconceito com inúmeras coisas, para as quais prestou uma opinião demasiadamente ofensiva, digo a respeito de suas citações sobre os ‘gays’, mulheres…é difícil convidar o povo para sair da alienação, se não respeito esse povo…Pense nisso. Obrigada.

  3. Jussara diz:

    Ainda bem que encontrei alguém que pensasse como eu em relação a alienação ao futebol. Fiquei feliz em encontrar tal artigo que me enriqueceu bastante.
    Muito grata!

  4. numçei diz:

    Boa análise. Algumas mulheres e alguns gays vão ver preconceito, mas eu entendi a ressalva. Essa perda de energia, emoção, tempo com o esquemão de futebol corrupto (veja-se o caso da Itáia) é para …

  5. Pablo Ribeiro diz:

    Em primeiro lugar, parabéns pelo texto!
    Raro sinal de inteligência nesta terra me deixa muito feliz.

    Mas apesar de como algumas pessoas citaram, não percebo tom de preconceito no argumento, na verdade, são pontos que vem a enaltecer o enredo.
    Pois afinal de contas, o que não precisamos por agora não mais casos de xenofobia e preconceitos descabidos, deixem isso para os militares e ignorantes de plantão.

    E a excelência, na minha percepção, para o argumento, trata-se em alfinetar a inutilidade de propósito, assim como radicais religiosos, meu amigo, se você não ganha dinheiro com a causa, não faz sentido.

    Continue na luta, Edilson, o país precisa de muitos militantes como você!
    - Isso se você tiver interesse em continuar por aqui…

  6. Marc Souz diz:

    Desculpe, mas não concordo, com sua posição acerca do futebol. O futebol é o esporte mais popular do mundo, gerando renda e trabalho no mundo todo. É verdade que muitos jogadores e empresários ganham muito dinheiro, no entanto, nada mais justo, afinal este esporte gera muito dinheiro, seri o mesmo que pedir par aum ator deixar de ganhar o seu dinheiro, por que, ganha muito além dos demais habitantes do mundo.Além do mais este esporte vende sonhos e muitos são concretizados, afinal, quantos jogadores vieram de origem humilde e pobre, incentivando garotos a praticarem esportes, daí, quando crescem, mesmo aqueles que nada conseguiram com o mesmo, continuam a gostar, e o esporte, afasta os meninos da ociosidade das drogas, dos mal pensamentos e hoje em dia precisamos muito que as crianças e jovens mantenham-se ocupados, corpos e mentes, para que não entrem no caminho da droga e da bandidagem. Abraços!

  7. CÉSAR MAGALHÃES diz:

    Enquanto tem gente passando fome. Enquanto tem gente sofrendo com as inundações. Enquanto tem gente ganhando salário mínimo tem gente ganhando R$ 2.500,00 por hora. Isso mesmo Ronaldinho Gaucho irá ganhar o equivalente a mais de R$ 2.000,00 por hora fora o que já possui de patrimônio e patrocinadores por fora. E o pior de tudo que a torcida ainda vibra. Os miseráveis que gritam seu nome não conseguem ver em seus próprios bolsos a falta de dinheiro e berram seu nome na sua apresentação na Gávea que durou pouco mais de 10 minutos.O povão lotou com mais de 20 mil pessoas que se aglomeraram. Gastaram quase 2 horas no tumulto pra ver ele pronunciar em menos de 10 minutos. A alienação que os meios de comunicação de massa + clubes de futebol fizeram com torcedores de todos os clubes foi mais forte do que a alienação que Hitler aplicou a seus seguidores. Uma alienação mais forte que a realizada por religiosos conservadores. Uma alienação mais forte que americanos fizeram com o capitalismo. Uma coisa temos que tirar o chapéu e outra é rezar para que um dia acabe e que esse povão enchergue em sua volta,veja seu prórpio bolso e que esses ” ÍDOLOS ” não trazem leite e comida para seus lares e que ganham o que não deveriam ganhar. Só pra se ter uma´idéia melhor o presidente da república, um cargo de alta responsabilidade,aberto a muitas críticas e que a mídia sempre critica ganha um salário mensal que não chega a 30 mil reais. Chega a ser um dia de trabalho do salário de Ronaldinho Gaucho e qual das duas profissões é mais importante para nação.Se você não é um alienado entenderá bem o que estou tentando explicar.Cabe as críticas a quem quiser fazer.

  8. [email protected] diz:

    PERFEITA COLOCAÇÃO, GOSTEI MUITO. TUDO O QUE ESSES POLÍTICOS CORRUPTOS QUEREM É UM POVO ALIENADO, SEM PERSPECTIVA DE VIDA. ELES NÃO QUEREM UM POVO ESCLARECIDO, QUE NÃO QUESTIONE. DESCORDANDO DO NOSSO AMIGO AÍ DE CIMA CHAMADO MARC SOUZ, QUE DEVE SER CARTOLA DE FUTEBOL, DESDE DE QUANDO FUTEBOL GERA RENDA E TRABALHO NO MUNDO TODO. RENDA DE QUE??? PARA QUEM ??? MEU QUERIDO, ESSA RENDA É REPARTIDA SÓ PARA OS MAFIOSOS DO FUTEBOL E NÃO PARA A MASSA DE MANOBRA. O ALIENADO QUE VAI AO ESTÁDIO GRITAR IGUAL UMA GAZELA, NÃO GANHA NADA COM ISSO, PELO CONTRÁRIO ELE SÓ PERDE. ELE FICA CADA VEZ MAIS POBRE. O TRABALHO TEM QUE SER GERADO COM O DINHEIRO QUE O POVO PAGA DE IMPOSTO E NÃO COM FUTEBOL. O IMPOSTO NO QUAL SOMOS OBRIGADOS A PAGAR TERIA QUE SER DESTINADO A EDUCAÇÃO, SAÚDE E ETC. PARA TERMOS UM PAÍS DE QUALIDADE ERA PRECISO TER INVESTIMENTOS NA EDUCAÇÃO, QUE É A BASE DE TUDO E NÃO EM ESPORTE. O ESPORTE ALIENA TOTALMENTE A PESSOA, POIS ELA NÃO SABE QUAIS SÃO SEUS DIREITOS NA SOCIEDADE. SE O FUTEBOL GERASSE MILHARES DE EMPREGOS E RENDA, COMO DISSE MARC SOUZ, NÃO TERÍAMOS MILHARES DE PESSOAS DESEMPREGADAS E PASSANDO FOME NO BRASIL, NÃO TERÍAMOS ESTA VIOLENCIA CRUEL QUE VIVENCIAMOS. MARC SOUZ ACORDA, VC DEVE SER APOIXONADO POR FUTEBOL E NÃO QUER ENXERGAR A VERDADE. O POVO NÃO GANHA NADA COM O FUTEBOL, PELO CONTRÁRIO SÓ PERDE. SE O FUTEBOL FOSSE DE EXTREMA EFICEINCIA COMO VOCE DISSE, O BRASIL SERIA PRIMEIRO MUNDO. O PAIS PRECISA INVESTIR EM EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA, SAUDE E ETC, E MOSTRAR PARA O MUNDO QUE AQUI NÃO TEM SÓ FUTEBOL E MULHER PELADA. OS VALORES ESTÃO INVERTIDOS. TODO ESSE DINHEIRO GERADO NO FUTUBOL NÃO CONTRIBUI EM NADA NA PROGRESSÃO DO PAÍS, SÓ CONTRIBUI PARA O BOLSO DOS CARTOLAS E JOGADORES. A SAÚDE CONTINUA UMA MERDA, O ENSINO CONTINUA UMA MERDA, O TRANSPORTE CONTINUA UMA MERDA E ASSIM VAI. SE O DINHEIRO ARRECADADO COM O FUTEBOL FOSSE INVESTIDO EM EDUCAÇÃO, SAUDE E TECNOLOGIA AÍ SIM PODERÍAMOS FALAR EM GERAÇÃO DE RENDA E TRABALHO.

  9. [email protected] diz:

    ESSE MARC SOUZ É UM IMBECÍL. A MÍDIA MASSACRA O POVO COM FUTEBOL, CARNAVAL O TEMPO TODO. ELE DISSE QUE GERA EMPREGO. PODE ATÉ GERAR SIM, PORQUE É MAIS LUCRATIVO PARA O POLÍTICO ESSES EMPREGOS DE MERDA GERADO, DO QUE UM POVO ESCLARECIDO, OU SEJA, QUE QUESTIONE O PORQUE DAS COISA. VEJA BEM. ESSES EMPREGOS NO QUAL MARC SOUZ CITOU, SÃO EMPREGOS PRECARIOS, OU SEJA, BILHETEIROS, GANDULAS. ELES GASTAM MUITO POUCO COM ISSO. PENSE, O IMPOSTO QUE SOMOS OBRIGADOS A PAGAR, SERIA DESTINADO A EDUCAÇÃO E SAÚDE. MAS O POLITICO CRIOU O TAL DE FUTEBOL, OU SEJA, A POLITICA DO PAO E CIRCO. ELE DA O FUTEBOL, PARA O ALIENADO SE ALEGRAR EM TROCA DISSO ROUBA NOSSOS IMPOSTOS SEM QUE POSSAMOS ENCHERGAR. AÍ ELES DIZEM QUE O FUTEBOL GERA EMPREGO. POW MAS O QUE ELES ROUBAM DE IMPOSTOS, NAO SE COMPARA COM A REMUNERAÇÃO QUE ESSES EM PREGOS OFERECEM. ELES SAEM NO LUCRO. VOU CITAR UM EXEMPLO: MARC SOUZ FALOOU QUE O FUTEBOL GERA RENDA E EMPREGO NO MUNDO INTEIRO. PODE ATÉ GERAR. SÃO SUB-EMPREGOS, OU SEJA, EMPREGOS QUE OFERECEM UM SALÁRIO MÍNIMO. GERANDO ESSES EMPREGOS, O POVO ESQUECE DOS IMPOSTOS COBRADOS, QUAL A DESTINAÇÃO DELE. O POLITICO OFERECE ESSES SUB-EMPREGOS. O POVO FICA ALIENADO, POIS O IMPOSTO É DESVIADO E COM ISSO A MÍDIA JOGA O FUTEBOL NA NOSSA CARA E ESQUECEMOS DA EDUCAÇÃO, SAÚDE, INFORMAÇÃO. É POR ISSO QUE O POLÍTICO NÃO QUER INVESTIR EDUCAÇÃO, PORQUE PARA ELE É PREJUÍZO. É POR ISSO QUE NÃO TEMOS PROFESSORES, É POR ISSO QUE NÃO TEMOS MÉDICOS. ESSES POLÍTICOS OFERCEM EM TROCA DESSAS DEFICIENCIAS O FUTEBOL, FAZENDO COM QUE O POBRE ESQUEÇA DA EDUCAÇÃO. ELE VAI TE DIZER, O FUTEBOL GERA EMPREGO E RENDA. GERA EMPREGO SIM, MAS EMPREGO VAI CONTRIBUIR PARA QUE O CARTOLA E O JOGADOR DE FUTEBOL FIQUE CADA VEZ MAIS RICO. PORQUE O QUE ELES ARRECADAREM COM A RENDA DO ESTÁDIO E PAGAREM ESSES TRABLHADORES NÃO VAI FAZER DIFERENÇA NEHUMA NO BOLSO DELE. POR EXEMPLO: 80 MIL OTARIOS NO MARACANA, ELES ARRECADARM 8.000.000, POW ELES VÃO PAGAR 500 REAIS PARA O BILHETEIRO E VAI FICAR COM O RESTO DO DINHEIRO. AGORA ME DIZ, É LUCRO OU NÃO É. SERÁ QUE VALE A PENA INVESTIR EM EDUCAÇÃO???? LÓGICO QUE NÃO, PORQUE O POLÍTICO NÃO QUER UM POVO ESCLARECIDO, QUESTIONADOR. PORQUE, VEJA BEM, SE O POVO PARASSE DE IR A ESTÁDIO DE FUTEBOL, ELES IRIAM COBRAR A EDUCAÇÃO, AÍ NAO TERIA COMO O POLITICO DESVIAR VERBA PÚBLICA. PORQUE O FUTEBOL FAZ O POVO ESQUECER OS PROBLEMAS DO PAIS. POR ISSO NAO INVESTEM EM EDUCÇÃO. A POLITICA É UMMA MALANDRAGEM. ESTAO TODOS JOGANDO JUNTOS, POLITICOS, CARTOLAS, JOGADORES DE FUTEBOL. JOGADORES DE FUTEBOL E CARTOLAS GANHAM DINHEIRO ARRECADANDO DINHEIRO DO TORCEDOR. OS POLITICOS GANHAM DINHEIRO DESVIANDO A VERBA PÚBLICA E PRECISAM DO FUTEBOL PARA ISTO. PORQUE SE NAO EXISTISSE O FUTEBOL, O POVO NÃO TERIA ALEGRIA E SENTIRIA A FALTA DE EDUCAÇÃO E SAUDE, SENDO ASSIM, COBRANDO DO POLITICO. AI NAO TERIA COMO O PLOLITICO DESVIAR VERBA PUBLICA., POIS ELE SERIA QUESTIONADO. POVO REFLITA SOBRE TUDO ISSO QUE EU DISSE. É JOGO PARA O POLITICO CRIAR ESSES SUB-EMPREGOS QUE O FUTEBOL GERA, DO QUE INVESTIR EM EDUCAÇÃO E FORMAR PROFESSORES E MEDICOS, NO QUAL, SERIAM VALORIZADOS GANHARIAM BEM. ELES NAO TERIAM COMO DESVIAR VERBAS PÚBLICAS. AÍ ELES DIZEM QUE O FUTEBOL GERA EMPREGO OU SUB-EMPREGO, PAGANDO A ESSES EMPREGADOS UM SALARIO PRECARIO. MELHOR PARA ELES PAGAREM UM SALARIO PRECARIO, DO QUE FORMAREM PROFESSORES E EDUCADORES DE ALTO NÍVEL , QUE QUESTIONE O SEU PODER.

  10. George H. diz:

    Texto muito foda.
    Fala só a verdade. Tudo que eu penso.

  11. Augusto diz:

    Perfeito, finalmente encontrei gente fora da MATRIX do futebol, nem tudo està perdido…

    Trouxedores, gado…

  12. ismael diz:

    parabens pelo testo muito bem elaborado finalmente encontrei alguem com a mesma ideologia que eu muito bom

  13. boukons diz:

    Bom dia. Concordo plenamente com as idéias sobre o futebol. No entanto, há alguns pontos a serem destacados neste texto. “È perfeitamente normal para crianças, adolescentes ou até mesmo mulheres ou gays carentes”. Por que é perfeitamente normalpara crianças, adolescentes, mulheres e gays carentes? Se o assunto é alienação, o preconceito tras tanta alienação quanto o futebol, provavelmente mais na verdade. O outro ponto a qual me referi é sobre o dinheiro gasto com estádios. Infelizmente a verdade é que esse dinheiro que esta sendo usado para construir estádios não esta em caixa esperando algo acontecer para ser gasto. Este dinheiro vem de empréstimos (seja de empresas patrocinadoras ou de bancos comuns e internacionais), os quais somente fazem este empréstimo devido a certeza de retorno do investimento por causa da Copa. A copa em si é algo bom para o desenvolvimento urbano do país. O problema é o futebol. Muito bom o post.

  14. Geiza Peralta Chaparro diz:

    Otimo artigo parabéns seu texto me ajudou bastante depois lê-lo pude apresentar meu trabalho de sociologia irei publica-lo em meu blog visiti!

  15. Izhelis diz:

    Preconceito da sua parte falar sobre mulheres, adolescentes, gays e etc.O futebol é uma alienação.Mas vemos que você também não é o melhor exemplo para falar algo.Pelo modo que falou pensei que iria querer implantar outra ditadura.O pão e circo moderno não se mostra só no futebol, mas também nas novelas,e outros, inclusive na Internet com suas redes anti-sociais.Vamos para de falar e escrever.Vamos mudar e agir?

  16. Luis diz:

    Na moral…Esse seu texto foi simplesmente ridículo. Vc parece mais um adolescente inútil que mantém um espírito revolucionário de uma revolução que naum conseguiu participar.
    Parece imbecis da minha época esquerdista (do qual participei ativamente contra a ditadura) que achavam que o futebol era um movimento de alienação e que deveria ser banido. Pessoas que achavam que o hino brasileiro deveria ser vergonhoso pois era utilizado pela ditadura. Ora, quem se apropriou disso foi um governo ditatorial, e não existe motivo para nos envergonharmos de nosso hino e de nossas culturas.
    O futebol não é alienação, é uma mobilização social…..ou vc tambem acha que os ingleses (o povo mais fanatico por futebol) são alienados?????
    pra mim o que aliena as pessoas é a FALTA DE EDUCAÇÃO…essa sim, a grande culpada pelo atraso brasileiro…
    e como se pode ver, educação lhe falta muita…pq os homens adultos, no seu raciocínio, são os únicos que devem ser levados a sério???? òtima visão de mundo a sua, seu ignorante…
    o que diminui crianças, mulheres e gays????
    Esse tipo de ignorancia que leva a distorções morais e até mesmo simplórias conclusões, sobre o que vc acha que é o GRANDE PROBLEMA BRASILEIRO.
    O PROBLEMA BRASILEIRO É ACHAR QUE A CULPA É SEMPRE DO OUTRO, PARA CONSEGUIR DORMIR COM A CONSCIENCIA TRANQUILA…ASSIM PODEMOS DESTILAR NOSSOS PRECONCEITOS, BURRICES, IGNORANCIAS, NOS ESCONDENDO ATRÁS DE UMA MÁSCARA QUE DESEJA MELLHOR AO PAÍS….ORA, COMECE A TRATAR TODOS COM RESPEITO E IGUALDADE QUE JÁ SERÁ UM GRANDE AVANÇO……

  17. Manoel Jean diz:

    O texto é elucidativo em relação ao fenômeno da alienação e de suas consequências para a sociedade. É imprescindível para o aprofundamento desse conhecimento um mergulho no universo de um fenômeno chamado “ideologia”.Ideologia como um conjunto de ideias e representações falseadas do real, com o intuito de manter determinada sociedade em sua base’ psicológica” ou como Marx falou, a “super – estrutura”..’Super-Estrutura” entendida como o conjunto de instituições responsáveis por difundir e manter a ideologia da sociedade, seja ela capitalista, feudal ou escravocrata. Na antiguidade tínhamos a s ideias de Platão que justificavam a escravidão, colocando a mulher e o escravo como seres inferiores que deveriam ser dominados para benefício dos homens livres.Na idade média tínhamos a a instituição da Igreja, difundindo a ideia de que o homem era um verme pecador que precisava trabalhar para ganhar o pão devido ao pecado da desobediência e que os nobres proprietários das terras deveriam ser respeitados.Na era moderna, temos a propaganda ideológica de massa, patrocinada pelo sistema capitalista, e representada pela televisão, o rádio, os jornais, além de aparelhos ideológicos existentes em outras épocas, tais como a Igreja e família. Para sobreviver, o sistema capitalista deve passar a ideia de o mesmo oferece oportunidades para todos.Desse ponto de vista, nada como a mídia alienante fazer propaganda diária de jovens humildes que enriqueceram pelo futebol, esnobando dinheiro e mulheres e passando a ideia de que tudo está ao alcance de todos, basta ser talentoso se esforçar. Além, é claro, da maioria de tais jogadores serem da etnia negra, etnia que foi massacrada pelos colonizadores portugueses e posteriormente pelos senhores de terra luso-brasileiros, sendo hoje, seus descendentes a maioria dos que vivem abaixo do limite de pobreza. Mostrar negros ascendendo socialmente passa a ideia de um sistema generoso, fazendo com que as pessoas não o contestem. Sendo assim, o esporte e principalmente o futebol, tem um papel crucial na difusão da ideologia. Os jogos entre seleções de países também passa a ideia de igualdade entre países e a ilusão de que quando um país de terceiro mundo vence um jogo contra país de primeiro mundo, o primeiro torna-se superior.
    Por fim, é precisa sua análise de que a mídia utiliza-se habilmente da propaganda futebolística para desmerecer assuntos mais importantes para o bem – estar da população, tais como saúde ou educação.O lobby que as empresas de planos de saúde e as escolas particulares fazem junto aos mais diversos governantes impede qualquer melhora no nosso sistema público de ensino e educação.É certo que deve haver algo como substituto da falta desses serviços.O espetáculo da alienação, o “Pão e Circo”, realizado desde os tempos de César para iludir e conformar o povo. E não é só no futebol, as chamadas “micaretas” onde todos são “ricos”, mas na verdade os ricos ficam protegidos por seguranças e cordões nos camarotes ou na Avenida, enquanto os pobres ficam em outro espaço.Mais recentemente, também o fenômeno da difusão da pornografia, com o barateamento de aparelhos eletrônicos como DVD e a difusão da pirataria, onde é possível comprar um filme pirata nas ruas por 2 reais. Na verdade, o futebol é mais uma forma de alienar a população, alienação esta entendida como “separação da realidade” em seu sentido etimológico mais tradicional. Ele divide esta posição com telenovelas, telenoticiários, jornais, revistas, histórias em quadrinhos, filmes e até mesmo a literatura. O futebol divide seu espaço com o aparelho ideológico de Estado cultural. Para se aprofundar na discussão sugiro a leitura de “A Ideologia Alemã” de Karl Marx, além de ‘Aparelhos Ideológicos de Estado” de Louis Althusser. Nossa grande filósofa Marilena Chauí também tem trabalhos fabulosos sobre o assunto.Para se escapar dos efeitos funestos da ideologia seria necessário a difusão de uma discussão acerca do chauvinismo na sociedade, uma vez que chauvinismo e esporte encontram-se intimamente interligados. Além, é claro, de ideias de contestação advindas da classe dominada, ou seja, dos oprimidos e massacrados pelo sistema capitalista que reconhecessem o futebol como uma forma de iludir o povo, fazendo-o esquecer do que é realmente importante para a sobreviv~encia da coletividade.

  18. Marino diz:

    Futebol, carnaval, cerveja e big brother são o câncer de nossa cultura, se é que temos alguma.

Deixe seu comentário

Serviço 100% gratuito

Escreva artigos com facilidade e ferramentas divertidas de usar

Aumente sua credibilidade pessoal e reconhecimento

Conquiste novos clientes mostrando seus conhecimentos




Ganhar Dinheiro Escrevendo na Internet