A ÉTICA DO PSICÓLOGO

Categorias: Psicologia
Escrito por:

“O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de NEGLIGÊNCIA, DISCRIMINAÇÃO, EXPLORAÇÃO, VIOLÊNCIA, CRUELDADE E OPRESSÃO”.

Quando se lê tal trecho do Código de ética muitas vezes pode ficar muito vago quando não se passa por situações no dia a dia. Mas vou contar um caso que uma profissional estrapolou não somente esse artigo mas outros que estão em grifo no anexo. Pois bem, como sou Contabilista, havia uma empresa que prestava serviços a mim, uma das sócias é psicóloga e de alguma  forma percebi que a outra sócia dela era homossexual.Foi como se eu tivesse arrancado a “máscara”dela, apartir daí ambas começaram a forçar a barra para que eu deixasse a empresa delas, nada dito claramente, mas exercido em termos de PRESSÃO PSICOLÓGICA, CRUELDADE gerada pela indiferença em se omitirem, não dialogando, nem profissionalmente, passaram a me evitar, e assim forçando a minha saida e  usando o SILÊNCIO,  INDIFERENÇA, ou seja OMISSÃO e NEGLIGÊNCIA.

Qualquer pessoa dita “normal” que não é fomada em psicologia poderia ter usado desse comportamento por desconhecimento, e por não ter equilibrio psicólogico mas jamais alguém que é formado em psicologia e possue o REGISTRO ATIVO e em “psicologia clinica” como é o caso dessa profissional, que não vou citar o nome, mas é um alerta a todos dessa profissão.

Tudo isso citado acima pode ser bobagem, “normal” ocorrer no dia a dia. Mas e as matérias da faculdade, palestras que se pagam uma fortuna que muitos vão e que falam justamente desses tópicos. E aí?? Não se aplica no dia a dia?? Nas relações humanas?? E o bom senso, onde fica?? Do tipo: “sei, mas finjo que não sei, e se possivel apago esse email rapidinho”. Então, se realmente honram a profissão que exercem e amam o que fazem, passem esse email adiante, porque somente dessa forma se acaba com quantidade estupenda de hipocrisia que existe  por aí. Onde se diz que faz e acontece na profissão, mas quando situações semelhantes ocorrem na vida onde se tira as “máscaras”, há o ignorar, o que na psicologia e quem exerce a profissão é muito grave.

Sobre Feed do Autor

Sou Contabilista em Campinas SP, prestando assessoria contábil e fiscal a empresas, mas antes de tudo sou uma observadora do aspecto humano e social, e como tal exprimo minhas opiniões de forma clara e direta sobre os mais diversos assuntos.

Deixe seu comentário

Serviço 100% gratuito

Escreva artigos com facilidade e ferramentas divertidas de usar

Aumente sua credibilidade pessoal e reconhecimento

Conquiste novos clientes mostrando seus conhecimentos