A IMPORTÂNCIA DA MERENDA ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO DO ALUNO

Categorias: Educação
Tags: , , , , , , ,
Escrito por:

A IMPORTÂNCIA DA MERENDA ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO DO ALUNO

Profº Raul Enrique Cuore Cuore

RESUMO

Este trabalho trata de como a merenda escolar, os lanches vendidos nas Escolas e até o lanche levado de casa pode influenciar na saúde, prevenção de doenças e desenvolvimento do aluno tanto no campo físico como intelectual.

Palavras-chave: Desenvolvimento; Nutrição; Saúde.

1 INTRODUÇÃO

Nos últimos anos diversos institutos de pesquisa na área da nutrição vêm desenvolvendo estudos que comprovam que uma alimentação deficiente a qual não atente para o mínimo de vitaminas e nutrientes necessários prejudicam o desenvolvimento físico e intelectual dos alunos na Escola.

Os alimentos e bebidas oferecidos normalmente nas cantinas Escolares limitam-se a lanches rápidos, salgados, balas e doces, entre outros, que contém altos índices de gordura e açúcar, além, é claro dos refrigerantes. Este tipo errado de alimentação pode causar diversos problemas de saúde, podendo-se destacar entre eles a obesidade infantil, cujos índices vêm aumentando ano após ano.

Por outro lado é possível constatar também que os lanches levados pelos alunos para a Escola não atendem às necessidades alimentares destes, e que por falta de informação, ou melhor, dito de educação alimentar, não se prepara, na maioria das vezes, um alimento saudável, aliado no desenvolvimento e na prevenção de doenças e sim uma merenda pobre em vitaminas e proteínas.

2 OS BENEFICIOS DE UMA BOA ALIMENTAÇÃO

Os alimentos que ingerimos têm uma influência muito grande no bem estar do nosso corpo, sendo que muitas substâncias contidas neles ajudam a prevenir diversas doenças.

Conforme citado no artigo do site Gastrocenter (2007):

“A saúde está na mesa. Um novo estudo questiona os benefícios da dieta na prevenção de doenças como infarto e derrame, o colesterol, a diabetes, o Alzheimer, a depressão, a osteoporose, a hipertensão e até o câncer. Acredite: há alimentos que podem, sim ajuda-lo a ter uma vida saudável.”

Portanto, é justificada a preocupação em oferecer para os alunos na Escola uma alimentação equilibrada que contenha todos os nutrientes e vitaminas necessárias para o seu desenvolvimento como um todo e, é claro, na prevenção de doenças que os poderiam afastar do convívio escolar.

Existe hoje uma preocupação das autoridades na Educação a fim de prover as Escolas de uma merenda que seja ao mesmo tempo variada e nutritiva, já que o desafio é também fazer com que os alunos se adaptem ao novo cardápio, aceitando substituir as guloseimas, as quais já estão habituados, por alimento verdadeiramente nutritivo.

É importante aliar ás iniciativas de mudança de cardápio a disciplinas de re-educação alimentar, tornando-as disciplinas curriculares. Desta maneira os alunos poderão compreender a importância de uma alimentação equilibrada, e sendo, consequentemente, disseminadores desta cultura nos espaços por eles freqüentados além da Escola.

Não é possível ignorar que a situação sócio-econômica de uma grande parcela da comunidade escolar, principalmente nas Escolas Públicas, não permite que a alimentação no dia-a-dia em casa seja correta, por este motivo há que se pensar de um ponto de vista mais amplo.

É possível desenvolver cardápios nutritivos, variados e de baixo custo, aproveitando de forma diferente os alimentos e evitando muitas vezes o desperdício. Por isso, seria interessante que as famílias também interagissem com a Escola, esta promovendo cursos na área de nutrição ensinando o melhor aproveitamento dos alimentos e as famílias aplicando os conhecimentos adquiridos revertendo-os numa alimentação de qualidade no lar.

3 CONCLUSÃO

É necessário promover uma re-educação alimentar a nível escolar desde os primeiros anos do ensino fundamental, fazendo desta maneira o possível para reverter os hábitos alimentares incorretos. Isto será possível através de disciplinas que abordem a saúde alimentar e, sobretudo com o exemplo da Escola aplicando estes conhecimentos oferecendo um cardápio equilibrado e saudável.

A participação das famílias é de vital importância para que se possa desenvolver uma nova geração de pessoas saudáveis e dispostas para continuar a construir a cada dia uma sociedade melhor.

4 REFERÊNCIAS

GASTROCENTER. Prevenir-se pela boca: O que os alimentos fazem realmente pela sua saúde. Disponível em: <http://www.gastrocenter.com.br>. Acesso em: 30 ago. 2007.

Sobre Feed do Autor

Professor de Matemática e Fisica na Rede particular de Ensino em Campo Grande- MS. Graduado em Matemática e Pós-Graduando em Educação Matemática

3 comentário para “A IMPORTÂNCIA DA MERENDA ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO DO ALUNO”

  1. llika diz:

    pesquisa para faculdade

  2. yasmim diz:

    aqui não vem falando praticamente nada q uma pessoa precisa pra pesquisa da escola…

  3. nathalia diz:

    esse site me ajudou muito no meu trabalho da escola
    adorei msm nao tendo tantas informaçoes

Deixe seu comentário

Serviço 100% gratuito

Escreva artigos com facilidade e ferramentas divertidas de usar

Aumente sua credibilidade pessoal e reconhecimento

Conquiste novos clientes mostrando seus conhecimentos