As Profissões Mais Atuais de 2011

Há 10 anos nenhum de nós teria imaginado que entre as profissões mais cotadas estaria um consultor de inteligência organizacional. O âmbito profissional se transforma e os alunos que estão no final do seu curso acadêmico, escrevendo seu TCC, focando já no seu cargo futuro, tradicionais ou não, devem ajustar seus conhecimentos a novas necessidades do mercado.

ANÚNCIO

Em 2011 existem determinadas atividades profissionais cuja demanda poderia incrementar pelo contexto que se vive no país e de forma global. Dois dos perfis mais solicitados serão o de analista financeiro e o de assessor em tecnologia para tomada de decisões empresariais, segundo refere o relatório "Os mais procurados", publicado na forma de monografias.

Ainda que a pesquisa mencionada reflete informação de mercados internacionais, há postos que estarão ‘em voga' nas economias de todo o mundo. Este ano, as organizações estarão focadas em como reorganizar sua economia; diagnosticar métodos para ser mais rentáveis e aprender a manejar riscos depois da crise.

ANÚNCIO

Um especialista em análise financeira, portanto, será muito apreciado nas empresas, comenta o especialista em educação pela Monografia AC, Pedro Marques.

Na análise que elaborou a consultora de seleção de recursos humanos, também destacam outros perfis que terão um impulso importante neste ano de 2011, como os engenheiros de processos e qualidade, os programadores JAVA e, em matéria de saúde, os radiologistas.

ANÚNCIO

"O conhecedor de marketing e vendas terá uma alta demanda. Ainda que é um perfil sempre cotado, a crise gerou que estes postos tivessem uma maior demanda. As companhias precisam de alguém que com suas habilidades faça com que os clientes voltem para uma marca e destinem a ela seus recursos", adiciona Pedro.

Que se procura em vendas, por exemplo? A análise supracitada refere que os recrutadores direcionarão sua atenção não só na habilidade persuasiva e de negociação da pessoa, também se fixarão em como atua, isto é, que outras habilidades comunicativas utiliza para dar valor a um serviço, e que as pessoas se animem a adquiri-lo.

Na opinião de Pedro Marques, um dos melhores retribuídos no mercado trabalhista serão os business intelligence, isto é os especialistas em utilizar esta metodologia que permite transformar dados em informação que possa ser útil para que os gestores tomem suas decisões. "Não é qualquer atividade, pois requer constante capacitação em linguagem tecnológica, e por isso podem vender sua experiência no tema".

Por sua vez, de acordo com um estudo realizado por The Association of Professional Futurists, organismo composto por 20.000 profissionais de várias disciplinas, no mercado se estão detectando novas exigências que darão lugar a conhecimentos diferentes por desenvolver. Aqui uma lista de alguns postos que poderiam estar na mira das empresas em 2015.

  • Química de outro nível. Nos laboratórios faz falta pessoal treinado em esterilizar o material, ajustar os aparelhos, realizar análises, preparar os tubos de ensaio, organizar e conservar amostras biológicas, entender normas de qualidade nas empresas, entre outras tarefas. Será necessário um recém formado desta disciplina, que faça uma especialidade nos temas descritos.
  • Conselheiro médico genético. Médicos gerais e pacientes precisarão de um especialista que os assessore sobre as melhores tendências de tratamento para a patologia do paciente, segundo seu genoma. Estes profissionais deverão combinar estudos de medicina e biotecnologia.
  • Nanomédico. Será um médico com formação em nanotecnologia capaz de desenvolver e utilizar dispositivos que melhorem a saúde. É um perfil mais complexo, pode combinar estudos de medicina, engenharia robótica, biotecnologia e biomedicina.
  • Agrofarmacêutico. Baseando-se na modificação genética, estes profissionais poderiam trabalhar em atividades, como cultivos de vegetais e criação de animais com substâncias terapêuticas.
  • Técnico em eficiência energética. Será o encarregado de orientar sobre como reduzir o consumo energético nas empresas e moradias. Assessorará sobre a melhor localização dos edifícios e o material mais idóneo a utilizar em função da temperatura e a condição climática em diversas regiões.

- Gestor de comunidades. As empresas precisarão quem os assessore sobre sua participação em redes sociais; que ative os foros mais adequados ao perfil corporativo e analise as contribuições dos internautas. Este profissional precisa dominar, ao menos, o inglês e diversas destrezas tecnológicas para mover-se nestas comunidades, com um toque corporativo.