Atitudes e comportamentos no ambiente de trabalho

Categorias: Acadêmicos & Escolares, Administração, Liderança
Escrito por:

O trabalhador tem seus valores sendo acrescentado durante toda a vida, contudo isso forma-se a atitude do indivíduo.

As organizações muitas vezes não notam o desempenho do funcionário quando este é favorável a empresa, já quando seu desempenho começa prejudicar de certa forma a empresa, esta já trata de fazê-lo uma advertência.

Normalmente as pessoas se agrupam com outros indivíduos , cujas atitudes são semelhantes, fazendo assim com que não tenha conflitos dentro desse grupo, por outro lado há pessoas com atitudes pólicas e fortes que se agrupam normalmente em grupo onde há pessoas compensamentos diferentes do dela.

Muitas vezes essa divergências geram o fator chamado preconceito que pode ser sobre questões étnicas, sexuais, econômicas, entre outras.

O conceito de atitudes e comportamento diferentemente do que muitas pessoas pensam são bem diferente, comportamento é a forma com que a pessoa reage a uma determinada situação, já a atitude mostra como é a tendência a reagir desta pessoa. Muitos supervisores não têm a devida atenção por seu funcionário, fazendo assim com que se engane quanto às ações deste.

O homem deixa sua identidade social para se vestir como um profissional que uma organização deseja. Por outro lado vemos administradores egoístas que não aceitam o “bonequinho” estabelecido previamente pela empresa, mas não estabelecem que quando abrimos a porta para a diversificação profissional, para que o indivíduo trabalhe mais disposto a dar lucro para empresa.

Quando a empresa mostra uma possibilidade de autodesenvolvimento ao seu funcionário, ele por sua vez dará lucro para a organização com a sua criatividade.

Uma empresa na qual o chefe tem um bom relacionamento com o seu funcionário, além outros de fatores com certeza irá atingir seu objetivo.

Sobre Feed do Autor

Jonas da Silva Thimoteo, residente na cidade de Curitiba - PR, atualmente está cursando a Graduação em Ciências Contábeis pela Faculdades FACEL - Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras, atua há aproximadamente 3 anos na área contábil, é um profissional jovem e inovador no mercado contábil curitibano.

3 comentário para “Atitudes e comportamentos no ambiente de trabalho”

  1. Prof. Aderbal diz:

    Parabenizo o Jonas Thimoteo pelo texto, simples e sincero. A Contabilidade precisa de pessoas assim, que se importam com as empresas e não apenas com os seus burocráticos registros. Sucesso, amigo!

  2. David - Porto Seguro diz:

    Muitas vezes alguns profissionais na posição de chefia centralizadora se sentem soberanos á seus subordinados o que isso prejudica tanto a sua motivação no trabalho até a sua concentração o que levará a muitas vezes dispensas e novas contratações virando assim uma bola de neve e prejuizos á empresa, já o profissional consiliador que tem dentro de si uma liderança absoluta, ele convence seu colaborador que vira não seu subordinado mais sim um companheiro de luta com quem deverá contar, esse processo de liderança é o mais indicado para a atualidade e em todos o ramos de atividade.
    Jonas parabéns pelo seu artigo, achei muitissimo interessante.

  3. José C.J. diz:

    Eu acho que as pessoas não sabem se comportar bem no ambiente de trabalho, principalmente a classe de trabalhadores que trabalha na linha de produção de uma empresa. O trabalhador brasileiro é muito intrometido gosta de se envolver na vida alheia fazendo perguntas sobre a vida pessoal de seus colegas que ás vezes mal conhece. Tem também aquele trabalhador por ser mais velho na empresa age como se ele fosse o chefe querendo dar ordens aos seus colegas mais novos sem contar aquele trabalhador que pensa que o ambiente de trabalho é a casa dele onde ele pode falar palavrões e praticar outras coisas mais. E o que falar dos chefes que muitas vezes chega nem se quer diz bom dia para os seus subordinados, apesar dele ocupar uma posição de maior importãncia a preferência de cumprimentar é de quem chegou, isté, por uma questão de educação.

Deixe seu comentário

Serviço 100% gratuito

Escreva artigos com facilidade e ferramentas divertidas de usar

Aumente sua credibilidade pessoal e reconhecimento

Conquiste novos clientes mostrando seus conhecimentos