Bolos decorados com pasta americana, uma tendência.

Categorias: Opinião
Escrito por:

Este tipo de cobertura é extremamente popular nos EUA, daí o nome Pasta Americana. É um tipo de cobertura de bolo que é fácil de modelar, fácil de cortar, e macia para comer. Ao longo dos anos tem sido dado muitos nomes, o que causa uma certa confusão. Na Austrália é conhecida como massa plástica de gelo ou Plastic Icing, Sugar Paste, Icing. O termo plástico é uma boa descrição – de acordo com o dicionário, significa flexível e maleável, exatamente como ela é.

Outros nomes usados são de covapaste, chocopam, massapam, glacê Mármore, massa de pastilhagem, massa elástica, glacê real.

A Pasta americana pode ser feita em casa, e os ingredientes incluem basicamente a clara de ovo, glucose líquida, o açúcar e a gelatina. A glicose líquida irá manter a pasta maleável e gelatina permite esticar. Essa pasta tem muitos usos. Ela pode ser usada para modelar figuras, flores e folhas. Ela pode ser dobrada (marcada com uma forma de desenhos), pode-se gravar figuras para fazer enfeites comestíveis segundo a sua criatividade, ela é muito versátil na área de decoração de bolos e doces.

No entanto, a sua principal utilização é ainda como um revestimento para bolos. Mas, como tudo é fácil apenas quando você sabe e já tem certa experiência, aqui estão algumas dicas para evitar que algo sai errado na primeira vez que você usar isso.

Primeiro, atente-se a medida do bolo e meça corretamente pois a pasta deverá ser esticada para cobrir todo ele sem emendas. Em seguida, aplique uma camada fina no bolo de geléia ou creme de manteiga com açúcar – este revestimento atua como uma cola para prender a pasta na sua posição.

Certifique-se que a pasta irá cobrir todo o bolo. Polvilhe açúcar de confeiteiro (não é farinha de milho, já que esta seca a pasta americana e poderia fazê-la quebrar) sobre a superfície de trabalho. Agora estique a pasta – se possível, utilizando um rolo como os usados para massa de macarrão, mas deve ser longo para não deixar marcas. Para evitar que a pasta adere à superfície de trabalho enquanto estica, vire-a levemente de tempos em tempos. Estique até a pasta ter meio centímetro de espessura.

Para aplicar a pasta, aproxime o bolo o mais perto possível da pasta esticada, levante cuidadosamente a pasta, com a ajuda do rolo ou no dorso das mãos e coloque sobre a superfície do bolo. Então, usando a palma da sua mão, delicadamente estique a massa para os lados do bolo com um movimento ascendente. Se as bolhas de ar aparecem na superfície da massa, fure-as com um palito de dente. Para fazer o brilho de superfície, esfregar mais suavemente com a palma da mão.

Agora tudo que você precisa é de algum tipo de enfeite feito com a própria pasta ou outro item de decoração para o topo. Boa sorte!

Patrícia Laine é uma especialista em decoração de bolos com experiência de mais de 15 anos em confeitaria de bolos e doces confira mais em seu website Pasta Americana Como Fazer.

Sobre Feed do Autor

Robert é engenheiro e se interessa por desenvolvimento de sites usando tecnologia CMS.

1 comentário para “Bolos decorados com pasta americana, uma tendência.”

  1. sirley diz:

    vou fazer um bolo de pasta americana do tema fundo do mar, mas como não poderei comprar tantos corantes poque ele é muito colorido gostaria de usar uns peixinhos de biscuit na lateral do bolo, vc sabe me dizer se eles aderem com facilidade a pasta? ou terei q colar com alguma coisa? me dê uma idéia por favor…obrigado

Deixe seu comentário

Serviço 100% gratuito

Escreva artigos com facilidade e ferramentas divertidas de usar

Aumente sua credibilidade pessoal e reconhecimento

Conquiste novos clientes mostrando seus conhecimentos