Cardiopatia: o que é e como detectar esta doença?

Categorias: Medicina
Tags: , , ,
Escrito por:

Podemos definir a cardiopatia como qualquer doença que atinja o coração.

Mas como detectar uma doença no Coração?

Existem vários termos que podemos considerar a cardiopatia, veja:

a) Arritmias: neste caso, o coração deixa de obedecer a uma cadência regular que no adulto está entre 60 a 100 batimentos por minuto.

b) Dor: o coração dói e muito em situação de infarto no miocárdio e angina no peito.

c) Dispinéia e Edema: é a sensaçào de falta de ar e edema é o inchaço nas pernas.

d) Cianose: é quando a quantidade de oxigênio no sangue arterial está abaixo do normal e o paciente fica com uma cor azulada ou arroxada.

Segue abaixo algumas das principais Cardiopatias existentes:

1) Cardiopatias Congênitas são aquelas desde o nascimento e deve-se a algum erro genético ou a infecções – principalmente rubéola – sofridas pela mãe durante a gravidez. Por isso, a mãe deve evitar, em pelo menos três meses, exames radiológicos, tomar medicamentos, evitar contatos com pessoas com rubéola ou fumar.

2) Doenças das Valvas do Coração
Consistem no funcionamento defeituoso de uma das quatro valvas do coração. Esse defeito pode estar na abertura ou no fechamento da valva.

3) Doenças do Miocárdio
Consistem em um defeito no próprio músculo do coração, que se torna enfraquecido, contraindo-se com menos potência e cada vez menos capacidade de ejetar a quantidade de sangue que o organismo necessita. Uma das causas mais freqüentes é a Doença de Chagas .

4) Infecção no Coração
Quando os agentes infecciosos ( bactérias, vírus, fungos e parasitas) acometem não só o miocárdio com o pericárdio e o endocárdio.

5) Angina: a angina de peito ou angor pectoris é uma dor no peito devida ao baixo abastecimento de oxigénio (isquemia) ao músculo cardíaco.

Geralmente é devida à obstrução ou espasmos (contrações involuntária de um músculo, grupo de músculos ou órgão) das artérias coronárias (os vasos sanguíneos do coração).

Ataques de angina que pioram, que ocorrem durante o descanso e que duram mais de 15 minutos podem ser sintomas de angina instável ou mesmo de um enfarto do miocárdio (popularmente conhecido por ataque cardíaco).

A importância de uma atividade física e de uma boa alimentação para prevenção de uma cardiopatia e promoção da saúde é muito importante, mas lembre-se:

“Toda e qualquer atividade a ser realizada e medicação a ser ingerida, deve ser verificada por um médico especialista para que esta situação não se agrave.”

Sobre Feed do Autor

• Autor do livro: “Atividade física: Tudo o que você queria saber sobre Qualidade de vida e promoção da Saúde em diversos Aspectos” – Ed. Farol do Forte. 2010 • Professor Pós Graduado em Bases Fisiológicas e Metodológicas do Treinamento Desportivo pela UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo • Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela UNISA – Universidade de Santo Amaro/S.P. e Aluno Especial pela USP – Universidade de São Paulo • Docente no curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela UNIBAN – Universidade Bandeirante do Brasil • Possui experiência na área de Educação Física e no Ensino Superior na área de Educação e Educação Física, com ênfase em Filosofia, Sociologia e História; Educação física Adaptada e Atividade Física para Saúde. • Possui trabalhos, orientações acadêmicas e publicações nacionais direcionadas aos temas Educação e Educação Física. • Autor em mais de 500 publicações em artigos em revistas, jornais e sites da Internet. * Contato: [email protected]

16 comentário para “Cardiopatia: o que é e como detectar esta doença?”

  1. fabiane diz:

    neste momento estou com muita dor no peito ñ sei reaumente oque tenho mis estou asustada porque cada vez aumenta mais eu ja tive enternada com dor mais o medico falou que ñ era nada de mais e mandou eu tomar auprasolam

  2. Dra Eliane diz:

    Sou Cirurgiã Dentista e estou me especializando em Cirurgia Buco Maxilo Facial e estou ampliando meus conhecimentos em relação a Cardiopatia e gostei muito deste artigo. Em meio aos inumeros artigos que li achei este bem claro e explicativo para os leigos, peço que assim que possível enviar ao meu e-mail outros artigos ou avisar que irei ler neste site.
    Grata
    Dra Eliane

  3. Elisangela diz:

    Ola,sou Elisangela e minha tem problemas cardiacos e é hipertença eu gostari de saber tudo ao respeito destas duas doencas.

  4. diz:

    Gostei muito esplicou muito bem esse artigo .
    em meias palavras !

  5. patricia costa diz:

    oi gostaria de saber ql a alimentação mais indicADAS
    BEIJOS

  6. Daniel Costa diz:

    Oi meu nome é Daniela sou estudante do curso téc de enfermagem e ontem meu pai sentiu uma dor muito grande no peito e uma falta de ar enorme,precisou ficar no oxigênio,ele fez um eletro me parece q o coração dele está batendo de vagar a 42 BPM oq deve ser só uma arritimia?
    Por favor me responda.

  7. Raquel diz:

    Boa noite gostaria de poder saber o porque , ,tenho muitas dores no peito , eu ja fiz safenas e estao ocluidas e minhas ,outras tambem estao entao os medicos colocarao uma molhnha , numa arteria ,de calibre fino pois nao tinhao mais o que fazer por mim , pois as arterias e as safenas tambem estao ocluidas na saida do coraçao , tomo muitos remedios , e fiquei totalmente limitada tudo que fasso me cansa , e ai vem a dor no peito e terrivel , sera que nao tenhem mais algu que os cardiologistas poderiao fazerem por mim , pois tenho 57 ano e ,quero viver mais e ter melhor qualidade de vida , obrigada se espero resposta , me sinto muito angustiada m por favor me dem uma soluçao . boa noite obrigad aRaquel junk

  8. andreia diz:

    Bom dia! gostaria de saber,pois sinto muita falta de ar,e tenho com frequencia arritimia,e minhas pernas não é sempre não mais ficam inxadas,gostaria de saber se isso pode vim ser algum problema de coração? Por favor me responda.des de já agradeço

  9. CLEUSA/ IRIDOLOGIA diz:

    CARDIOPATIA + ESQUEMIA SOBRE TUDO OQ LI NAO ESQUECER DA INTIMIDADE COM EMOÇOES FRAGILIDADES NA DEFESA-NUTRIÇAO ,LEVEDO COMPLEXO B E A ORGANICA EM GERAL
    HIPÓFISE + TIREOIDE+PANCRAS…ETC

  10. sonia diz:

    gostaria de saber qual motivo dos sintomas que sinto…vou explicar tudo…
    fiz uma cirurgia e coloquei uma valvula metalica na veia aórta em 1999 e depois de 6 anos tive que troca-la agora ja fazem 5 anos que fiz a troca e voltei a sentir novamente os sintomas estou com medo pois a ultima cirurgia fiquei no hospital por 30 dias e sinto medo…nao posso fazer nada que fico cançada e com mal estar tudo que começo a fazer nao termino nao comsigo nem arrumar uma cama e caminhar só se perto e caminho bem devagarinho…tenho coração em tamanho anormal e o medico disse que nao voltara mais ao normal…brigada e aguardo resposta brigada,,,sonia…

  11. geiza diz:

    eu tenho cardiopatia de vez em quando tenho uns aceleramento muito forte no coraçao é algo muito perigoso?as vezes chego quase desmaiar como posso avaliar.

  12. laura vitoria diz:

    Olá,eu tenho problema de asma tenho 11 anos eu sempre que tenho reaçao fico enternada e fico roxa e min tremendo e sem falta de ar eu estou ainda min recuperando.eu tenho alguma chance de recuperar mas rapido?

  13. ercilia ribeiro diz:

    Olá eu tenho sopro e o coração delatado gostaria de mais informação podem me ajudar? pois estou muito preoculpada

  14. ercilia ribeiro diz:

    meu irmão tem coração grande e estar muito delatado os medico falou que ele teria pouco tempo de vida pois o coração estar como um elastíco velho ele tem 39 anos ele vive muito enchado e sofre com muita falta de ar .vcs podem mim ajudar com esse problema ? aguardo noticia

  15. jessyka rodrigues da silva diz:

    oi odeio a materia de ciencia por isso q eu vou me formar em designi

  16. joel de sousa ramos diz:

    no momento eu tive um avc esquemico sou ipertenso sou diabetico e tenho pobremo de nervo tenho crises convusivas e probemas mentas sinto muita dores no peito tomo os seguintes remedios gadernal.100mg cabarmazepina de 200 mg diazepam 10 mg glibenclamida 5 mg e losartana de potassio minha carteira e assinada como segurança glaro antes naõ tinha esse pobremas mais o perito do inss so me dar alta para o trabalho sen siquer olhar meu laudo e receituarios sendo que a empresa que trabalhava mandou um documento para eu dar entrada no meu auxilio doença mais parese enpricancia comigo so me dar auta pesso que ezamine por favor e me der a resposta pois tenho tres filhos para sustentar tl 021.2631.4823 pesso sos ao inss muito obrigado

Deixe seu comentário

Serviço 100% gratuito

Escreva artigos com facilidade e ferramentas divertidas de usar

Aumente sua credibilidade pessoal e reconhecimento

Conquiste novos clientes mostrando seus conhecimentos