Gestão de Pessoas

Categorias: Administração, Administração Geral, Ciências Humanas, Gestão, Recursos Humanos
Tags: ,
Escrito por:

As relações de trabalho passaram por diversas mudanças significativas nos últimos anos no Brasil, como em todo mundo, o que refletiu diretamente na atividade realizada pela área de Recursos Humanos que passou de uma atividade meramente burocrática e de controle para uma atividade estratégica, responsável por ajudar a empresa a atrais, reter e desenvolver as pessoas que compõem o seu negócio.

O impacto dessas mudanças pode ser percebido através dos processos de racionalização e técnicas que incorporam ao ambiente empresarial novas tecnologias e modelos de gestão.

Para que o sistema funcione é preciso sintonia entre as pessoas e a empresa atravé de uma gestão cuidadosa e eficiente através da gestão de pessoas, que agora passam a ser consideradas como parceiras do negócio e não mais como recursos. É preciso compreender a realidade da empresa, olhando a gestão de forma integrada, com ênfase nas pessoas como fonte determinante do sucesso, gerando resultados dentro dos objetivos da empresa, agregando mais valor, permitindo ao funcionário compreender a sua missão, procurando a melhor forma de executar o trabalho, por prazer, eom o máximo empenho na tarefa, sem fórmulas mágicas.

Se quisermos pensar na empresa hoje e no futuro, significa que temos que entender que obter a excelência empresarial deve ser um trabalho realizado com e através das pessoas, por isto é necessário cuidar, inclusive do ambiente, tornando-o mais relaxado, onde todos partilham os mesmos objetivos e não apenas cumprindo o horário e recebendo um salário no final do mês, mas que a empresa passe a fazer parte da vida do funcionário, assim todos saem ganhando nesta nova arquitetura do trabalho.

Sobre Feed do Autor

Graduação em Psicologia pela UGF/RJ.Concluiu a parte curricular do Mestrado em Gestão de Empresas área de concentração Marketing pela Universidade de Evora;Especialização em Capacitação de Consultores em Treinamento e Desenvolvimento pela UFC e Universidade Holística de Brasília;em Psicologia Clínica pela Federação das Faculdades Celso Lisboa/RJ;em Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas pela UFLA. Atualmente professora da Faculdade Maurício de Nassau no curso de Administração;tutora da pós graduação em Gestão da Saúde na UFAL pela FEAC e da pós graduação em Gestão Educacional no SENAC;instrutora credenciada da Secretaria da Fazenda. Atua também com consultoria na área educacional e organizacional em empresas de diversos segmentos;como professora de cursos de especialização na modalidade presencial e a distancia e como Psicoterapeuta. contato:[email protected]/(82)9148.9093 CRP15/0260

14 comentário para “Gestão de Pessoas”

  1. Wilma Souza diz:

    Concordo com a Professora Katia, pois apesar da tecnologia avançada, as pessoas ainda são muito importantes dentro de uma organização, pois sem elas não haveria o funcionamento da empresa. Por isso devemos capacitar os colaboradores e orienta-los da misão e visão e valores da empresa, para que todos entendam que estão no mesmo barco e que almejam os mesmos objetivos, que é o crescimento de todos.

  2. lia melo diz:

    Cara Professora!
    seu artigo é muito interessante e informativo. As pessoas precisam tomar conhecimento das oprtunidades que existem além dos limites das empresas para as quais trabalham e que ainda permanecem com a gestão autocrata e principalmente que há empresas sérias, comprometidas com o bem estar e crescimento do seu colaborador. Apesar da realidade ainda está muito longe do ideal.
    (Maria José Melo)

  3. Maria do Socorro diz:

    Gestão de Pessoas, vem crescendo muito, desenvolvendo pessoas com grandes objetivo, não só dentro na empresa, como na área social, e colaborando com o meio ambiente, objetivando as empresas a ter sucessos e alcançar metas.

    Gereciamento de Equipe, Para um bom gereciamento precisamos em 1º lugar ser aceito pela equipe, ter carisma, conquistando, respeitando, ser real com as
    pessoas e saber harmonizar o clima ambiental, para poder obter bons resultado e
    poder crescer profissionalmente e emocionalmente com sucessos.

  4. wilson alves diz:

    Os grandes empresarios adquirem sucesso,pois,a visão e missão de suas empresas estão focadas nas pessoas,o investimento de todo o processo de produção esta em quem,como,e para quem estão produzindo.Uma empresa só continua no mercado,se de alguma forma beneficiar a sociedade e para tanto e presciso investir.Maslow disse: Ninguem motiva ninguem a motivação e intrinsica,entretanto as empresas podem corroborar ,procionando as seus trabalhadores meios para que esta motivação flua naturalmente.

  5. Janayna Silva diz:

    Este artigo expressa a necessidade real do mercado. Ter máquinas atualizadas para o aumento da produção, por si só não basta para atingir os projetos propostos pelas empresas. Agora é necessário ter um Gestor em Recursos Humanos atuante, com técnicas voltadas para investir e motivar a mão de obra humana que promove a produção. Os Gestores tem deixado de cumprir somente as atividades que lhes foram propostas no inicio da elaboração do seu cargo e agora vem quebrando paradigmas, com atitudes e conhecimentos que os tornam braço direito de muitos empresários. Como também, promovendo a mudança e foratalencendo a politca de muitas empresas.

  6. Ana Lucia Pinto da Silva diz:

    Adorei o artigo, sobre gestão de pessoas.

    as empresas para sobreviverem e prosperarem devem buscar uma estruturação sólida, baseadas em equipes consolidadas, conscientes de suas atitudes, comportamentos e posturas, alinhados aos valores da organização, para obter resultado esperados.

  7. Karla Emanuele diz:

    Gostei muito do artigo pois faz com que nos como profissionais entenda que obter a excelência empresarial deve ser um trabalho realizado com e através das pessoas, por isto é necessário cuidar, inclusive do ambiente, tornando-o mais relaxado, onde todos partilham os mesmos objetivos e não apenas cumprindo o horário e recebendo um salário no final do mês, mas que a empresa passe a fazer parte da vida do funcionário, com esse conjunto todos saem satisfeitos.

  8. Francilena Sales diz:

    Realmente Profª Katia, tanto para o empresário que tem uma visão de boa concorrência e permanência no mercado de trabalho, quanto ao colaborador que pensa em permanecer por um bom em uma determinada empresa, ou ativo no mercado, deve-se ter esta visão moderna e atualizada do recurso humanos. Hoje felizmente vivemos na éra em que o colaborador não é mais visto como “força de trabalho” e sim como parte integrante no processo de produção, só desta forma será possivel desempenhar um boa tarefa, uma avançada produção, e um clima organizacional favorável para o alto desempenho e uma melhor qualidade de vida.

  9. giselia barros diz:

    Temos visto que as empresas que mais se destacam no mercado são aquelas cujos gestores tem a visão em investir no desenvolvimento e capacitação de seus funcionários pois sabem que inovação vem de gente.
    Seu artigo é super interessante e nos mostra o verdadeiro papel do gestor de recursos humanos. quem dera poder exercer este papel nas empresas e fazer a diferença na gestão de pessoas.
    Um abraço

    Giselia Barros

  10. claudia leite diz:

    Apesar de toda tecnologia sabemos da necessidade humana em qualquer empresa e em todo tipo de negócia, dai a necessidade de capacitar e valorizar o potencial humano em toda e qualquer empresa,e com certeza é essencial a sintonia pessoa e empresa para que se faça parceria e tenham todos ummesmo objetivo.Parabéns professora,vc foi muito feliz na construção do artigo.

  11. marcos antonio soares lins diz:

    Muito instrutivo e atual este artigo, concordo plenamente com a professora Katia, pois, uma empresa para ser competitiva, é necessário em primeiro lugar, trabalhar os recursos humanos dessa empresa, quebrando os paradigmas, as tradições e inovando sempre, com o objetivo de alcançar a excelência na gestão empresarial, pois todas as empresas que tiveram essa visão, alcançaram sucesso, afinal, você como funcionário, faz parte da empresa, e também a empresa faz parte de sua vida.

    Marcos Lins

  12. Girlene Morais diz:

    Uma empresa que não investe em seu Capital Humano,certamente não obterá resultados satisfatórios.

  13. sergio da silva santana diz:

    As relações de trabalho passaram por varias mudanças no brasil, e em todo mundo, e teve reflexo direto na área de recursos humanos, que passou de atividade burocrática e de controle, para atividade estratégica,responsável por ajudar as empresas , e desenvolver as pessoas que a compõem .
    O impacto dessas mudanças é percebido através dos processos de racionalização e tecnicas que incorporam ao ambiente empresarial novas tecnologias e modelos de gestão.
    Portanto considero uma realidade.

  14. maria de fatima menezes diz:

    gostaria muito que falassem mais sobre gest~
    ao de pessoas no serviço público ou não é a mesma coisa?

Deixe seu comentário

Serviço 100% gratuito

Escreva artigos com facilidade e ferramentas divertidas de usar

Aumente sua credibilidade pessoal e reconhecimento

Conquiste novos clientes mostrando seus conhecimentos