O Lúdico no Ensino da Matemática

A IMPORTÂNCIA  DO  LÚDICO  NA  MATEMÁTICA

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A IMPORTÂNCIA DO  LÚDICO NO  ENSINO  DA  MATEMÁTICA

AUTORA: ANGELA CRISTINA SIGARINE

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RESUMO

O presente artigo tem como objetivo  ressaltar  a  importância do lúdico  no  ensino de  matemática, que tem sua origem na palavra “ludus”, de acordo com pesquisas em psicomotricidade, a palavra deixou de ser    considerado   apenas  o  sentido de  jogo, pois o  lúdico  faz  parte  da  atividade  humana  a  caracteriza-se  por  ser  espontâneo  funcional  e satisfatório,pois  na  sua  prática  não  importa  somente  o  resultado, mas  a  ação e  o  movimento  vivenciado.

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O objetivo deste artigo é de analisar os jogos e brincadeiras relacionados ao  ensino  da  matemática  na  Educação   Infantil   e  do  primeiro  ciclo, e  propiciar  uma  reflexão  sobre a  importância  da  atividade  lúdica  no  desenvolvimento  da  criança  e  para  o  ensino da  matemática,  de  forma  a  tomar  o  ensino –aprendizagem  prazeroso  e  de  resultados.

PALAVRA-CHAVE: Jogos, Brincadeiras, Matemática.

INTRODUÇÃO

É Função da Educação Infantil é promover o desenvolvimento global   da  criança;para  tanto  é  preciso  considerar  os  conhecimentos  que  ele já  possui,  e  proporcionando  a  criança  vivenciar  seu  mundo,explorando, respeitando, reconstruindo.

O lúdico na Educação Infantil tem por finalidade promover a interação social, o  desenvolvimento  das  habilidades  físicas  e  intelectuais dos  alunos  de forma  a facilitar  o convívio  em  grupos,  oportunizando  trocas  de idéias( aprender  a  ouvir), regras  de  convívio   em grupos  através  de jogos  variados  e  de  forma  ordenada.

Segundo     Nunes (2003), através do lúdico o ato de ensinar não fica preso a um  único  método  para  o  desenvolvimento  do  processo  pedagógico. As atividades podem variar desde exposições dirigidas até  as   atividades  de  participação  exploratória,mas  há  pontos  comuns intrinsecamente  ligados  como  o  interesse,  a  motivação  e  a  participação  ativa  do  aluno.A  educação  lúdica integra  uma teoria  profunda e  uma  prática  atuante, em  sua teoria  além  de  explorar  as  relações  múltiplas  do  ser  humano   em  seu  contexto  histórico,social, cultural  e  psicológico,  oferece  uma prática      baseada  num  ambiente  natural  da  criança,  isto  é, através   de  jogos, brinquedos  e brincadeiras.

Segundo Paulo Freire (1977), o jogo busca apropriar-se dos conhecimentos que exige disciplina intelectual e que toda ação educativa deve promover a pessoa sua relação com o mundo. Com objetivo transformá-lo, ninguém terá uma realidade futura feliz senão  tiver  no  presente  uma  alegria  real.

Diante desse pressuposto a Educação Infantil, que visa á construção de relações mais justa e  humana  tem  que  respeitar  a  fase  e  o   interesse  da  criança.Portanto  a  Educação  Infantil   transformadora  é  aquela   que  valoriza   o  jogo,  os  brinquedos  e  as  brincadeiras   como  forma  da  criança  reconstruir  a   sua  relação  com  o  mundo  e  rever  os  seus   conceitos.

Almeida (2003), afirma que ao  brincar  represente  suas  vivencias,  mais   também demonstra  suas  necessidades  e  desejos: O  mundo  do  brinquedo  é  um  composto, que  representa  o  apego, a  imitação,  a  representação    e  não  aparece  simplesmente  como  uma   exigência  de  vida,  mas  faz  parte  da  vontade  de  crescer  e  desenvolver.A  matemática  trabalhada  de  forma  lúdica  é  de  fundamental  importância, pois  oferece  a  criança  autonomia  em  suas  decisões tomando-a  produtora  de conhecimento  e não  executora  de  instruções.

A matemática é um dos integrantes do universo da  criança  onde  aprende  a contagem  e  a  operação   utilizando  recursos  próprios  para  resolver  problemas  do  cotidiano.Neste  processo   evoluem   de  representações  pictóricas  para representações, simbólicas,aproximando-se  progressivamente  das  representações   matemáticas. Kishimoto (1994), cita vários autores que propõem ou utilizam  os  jogos  nas  diversas  áreas  do  conhecimento  escolar.Porém  é  fundamental  que  o  jogo  seja  empregado  com  embasamento  científico  para  não  decorrer  em  falhas  que  na  verdade  não  contribuam  só  deturpem   esta  ferramenta  tão  rica  que  é  o  jogo.

Ela ainda faz uma ampla  revisão  bibliográfica   sobre  a  importância do  uso  dos jogos  e brincadeiras  para  o  ensino-aprendizagem  da  matemática  e  dentre  muitos  se destacam  os  teóricos  como  Piaget, Vygotsky, Bruner  e  Wallon  que definitivamente  marcam  as   novas  propostas   de  ensino  em  bases  mais  científicas.Pois  segundo  seus  estudos, os jogos  têm  importância  fundamental  para  o desenvolvimento  físico  e  mental  da  criança,  auxiliando   na  construção  do  conhecimento  e  na  socialização.

É recente a consciência  de que o  individuo  não  aprende  apenas  repetindo  informações  mais  sim  através  de  um  aprendizado  de  significado, pois  só assim  se  produz  conhecimento, e tão  recente  quando é o fato de que precisamos olhar para a criança  como criança que é tratá-la  como  tal,  logo  nosso  linguajar  deve estar a  altura  da sua  compreensão,  só  assim faremos  progresso   significativo  na Educação  Infantil  Brasileira, principalmente   tocante  à  matemática.

Brincar ajuda a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, pois, através  das  atividades  lúdicas, a criança  forma  conceitos, relaciona  idéias,  estabelece  relações  lógicas, desenvolve  a  expressão  oral  e corporal,  reforça  habilidades  sociais,  reduz  a   agressividade,  integra-se  na  sociedade  e constrói  seu  próprio  conhecimento.Com os  jogos  a  criança desenvolve   potencialidades,,ela  compara, analisa, nomeia, meda,  associa,  calcula,  classifica,  compõe,  conceitua, possibilitando  a  criança a  desenvolver  sua inteligência,  sua  sensibilidades,  habilidades  e criatividade, além  de aprender  a  socializar-se  com  outras  crianças  e com  os  adultos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Jogar é uma atividade natural do ser humano  ao  brincar  e  jogar,  a criança  fica   tão  envolvida   com que  está    fazendo, que  coloca  na  ação  seu  sentimento e  ação. O jogo, assim como a atividade artística, é um elo integrador  entre  os  aspectos  motores, cognitivos, afetivos  e  sociais.

Portanto advém dessas características do lúdico (jogos  e  brincadeiras) ferramentas  preciosas  para  ensinar  as  crianças  a tão  temida  matemática.Já  que  partimos que  a criança  ordena  o  mundo  a  sua  volta, assimilando experiências e informações e, sobretudo,incorporando  atividades.

Pois através da nova metodologia  o ensino  da  matemática  se  torna prazerosa  e  eficiente,propiciando  uma  situação  favorável    ao  conhecimento  e  incentivando  o  aluno   a redescobrirem  uma    nova  prática  de  aprendizagem..

Enfim, inserir o Lúdico no ensino da matemática eliminará o velho estigma  de “ bicho-papão”, para definir  matemática.

FONTES E REFERÊNCIAS

ALMEIDA, Paulo Nunes. Educação Lúdica Técnicas  e  Jogos  Pedagógicos.Edições  Loyola   2003.11ª Ed. São  Paulo-SP

ARANÃO, Ivana  Valéria  Denófrio. A Matemática    através  de  brincadeira  e jogos.2ª  Ed.  Campinas- SP:Papirus,1997.

HISHIMOTO, Tizuko  Morchida.Jogo,brinquedo,brincadeiras  e  a educação -São  Paulo,SP:Cortez  Editora,2000.

BRASIL. Referencial   curricular  para  a  Educação  Infantil.V. 1,Brasília: MEC/SEF,1989.

WALLON, Henri. As  origens  do  pensamento  na  criança. São  Paulo:Manole,1989.

VIGOTSKY, Lev.Pensamento  e  Linguagem.São Paulo:Martins Fontes,1998.