O que a má postura pode causar ao ser humano? Conheça aqui

Categorias: Saúde e Beleza
Tags: , , ,
Escrito por:

Podemos considerar que “dores nas costas” pode também ser considerado um mal do século!!

O termo Dor nas Costas se refere a dores nas regiões cervical, torácica e lombar que não são relacionadas a infecções, tumores, doenças sistêmicas ou fraturas.

É importante saber que dor nas costas é um sintoma, não uma doença.

Quando a dor aparece, é sinal que sua coluna pode estar num grau considerável de degeneração de suas estruturas. Caso você sinta dor nas costas, deve tentar mudar os hábitos errados que produzem lesões nas estruturas de sua coluna.

A maioria de nós sofre de dor nas costas em algum momento ou outro. Em alguns casos, trata-se de um problema desagradável; e incômodo, mas não sério causado por algum tipo de stress mecânico ou dano local, que melhora rapidamente.

A postura inadequada, o stress excessivo, locais fechados, trânsito, escritórios e os problemas de desgaste podem ser parcialmente, responsáveis. O fato de a dor nas costas é tão comum que ao perceber que sua coluna se constitui de várias estruturas diferentes, incluindo ossos, discos, ligamentos, tendões nervos, vasos sanguíneos e outros tecidos, todos os quais podem ser afetados por danos mecânicos que resultam em dor nas costas.

A ansiedade, o stress e a depressão podem também levar a dor nas costas, constituindo uma situação muitas vezes complexa.

Situações como doenças intra-abdominais, a Infecção Urinária, Calculose Renal e o Aneurisma da Aorta Abdominal, podem provocar dores lombares confundindo-se com problemas da coluna. Muito cuidado, procure um médico para que possa avaliar esse caso.

O cuidado com a coluna é fundamental no tratamento e na profilaxia dos problemas existentes, como:

- a maneira correta de se sentar,

- a maneira correta de pegar algo no chão ou de se carregar um peso,

- a maneira correta de se deitar ou de se dirigir automóvel, dentre outros sintomas.

Caso a dor nas costas persista, procure um médico para que possa avaliar sua situação e provavelmente procurar uma atividade física para uma melhora física e mental.

Sobre Feed do Autor

• Autor do livro: “Atividade física: Tudo o que você queria saber sobre Qualidade de vida e promoção da Saúde em diversos Aspectos” – Ed. Farol do Forte. 2010 • Professor Pós Graduado em Bases Fisiológicas e Metodológicas do Treinamento Desportivo pela UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo • Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela UNISA – Universidade de Santo Amaro/S.P. e Aluno Especial pela USP – Universidade de São Paulo • Docente no curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela UNIBAN – Universidade Bandeirante do Brasil • Possui experiência na área de Educação Física e no Ensino Superior na área de Educação e Educação Física, com ênfase em Filosofia, Sociologia e História; Educação física Adaptada e Atividade Física para Saúde. • Possui trabalhos, orientações acadêmicas e publicações nacionais direcionadas aos temas Educação e Educação Física. • Autor em mais de 500 publicações em artigos em revistas, jornais e sites da Internet. * Contato: [email protected]

2 comentário para “O que a má postura pode causar ao ser humano? Conheça aqui”

  1. Gabriela maia diz:

    Achei muito interessante seu artigo, procuro material sobre a influencia da educação fisica na reeducação postural…..se conhecer algum material adoraria receber…Obrigada desde ja!

  2. Ac diz:

    muito interessante vou tomar cuidado

Deixe seu comentário

Serviço 100% gratuito

Escreva artigos com facilidade e ferramentas divertidas de usar

Aumente sua credibilidade pessoal e reconhecimento

Conquiste novos clientes mostrando seus conhecimentos