O uso do ultra-som na fisioterapia

Categorias: Mulher, Saúde e Beleza
Tags: ,
Escrito por:

O ultra-som está sendo muito utilizado pelos fisioterapeutas no tratamento das mais diversas áreas, tanto nas terapêuticas como no uso da medicina e tratamentos estéticos. E vários especialistas afirmam que é um excelente aliado.

Hoje em dia são usados, nos ultra-sons, cristais cerâmicos sintéticos e com a vibração dos cristais em alta freqüência aciona as partículas produzindo compressão e descompressão. E esta vibração ao penetrar no tecido acelera a velocidade de difusão de íons através da membrana celular. O ultra-som usado na fisioterapia é uma técnica de relativamente baixa intensidade, caracteriza-se por ter uma freqüência de 1 ou 3 MHz, e é usado para acelerar a recuperação de articulação ou tecido muscular lesionado e vem sendo usada em tratamentos não invasivo para problemas de cálculos renais e biliares, aplicação de medicamentos, hemóstase (tratamento de sangramento). Alvo de diversos estudos sobre seus efeitos biológicos do tratamento da lesão muscular, a terapia por ultra-som tem seus achados relacionados aos efeitos mecânicos em oposto ao térmico como atuante no reparo do tecido.

Alguns de seus efeitos:

  • Regeneração e reparação dos tecidos;
  • Redução de espasmos musculares;
  • Resolução de processos inflamatórios crônicos;

Também tem seu uso na aplicação de medicamentos através da pele além de ser testado em alguns casos, como na quimioterapia e nos casos de câncer no cérebro para ajudar o tecido cerebral a absorver melhor os medicamentos.

Sobre Feed do Autor

Mãe, esposa e empresária.

Deixe seu comentário

Serviço 100% gratuito

Escreva artigos com facilidade e ferramentas divertidas de usar

Aumente sua credibilidade pessoal e reconhecimento

Conquiste novos clientes mostrando seus conhecimentos