Osteocondroma

Categorias: Fisioterapia
Escrito por:

Osteocondroma

Este assunto é muito importante. Pois eu já passei por este problema com minha filha e gostaria de passar um pouco dessa experiência para vocês, sobre osteocondroma.

O osteocondroma é uma exostose óssea, coberta por uma capa de cartilagem e classificada como lesão benigna latente(B-1) ou ativa(B-2). Pode ser considerado um defeito do desenvolvimento em que há um distúrbio na localização e direção da cartilagem encondral de crescimento, mais do que uma verdadeira neoplasia. A exostose é produzida por uma ossificação progressiva da capa de cartilagem hialina, que atua como placa de crescimento e vai deixando à jusante osso esponjoso desorganizado, mas histologicamente normal.

Etiologia

Parece que a causa mais provável do osteocondroma é a modificação na direção de crescimento da placa, causando o desenvolvimento de proeminências ósseas, excêntricas e cobertas de cartilagem.

Incidência e localização

O osteocondroma é o tumor benigno mais comum. Aproximadamente 10% entre todos os tumores ósseos e 30% entre os tumores benignos são osteocondromas. A exostose costuma ser detectada na infância e adolescência.

Os osteocondromas ocorrem em ossos que apresentam ossificação endocondral. A localização principal é a região do joelho, metáfise distal do fêmur e proximal da tíbia. Em seguida, a região proximal do úmero e fêmur. As lesões são localizadas na região metafisária do osso e tendem a crescer no sentido da diáfise, afastando-se da epífise.

Descobrindo a lesão

A lesão é freqüentemente descoberta incidentalmente, no exame radiográfico ou durante a apalpação de uma massa na região acometida (uma bolsa pode se formar sobre o osteocondroma e geralmente é decorrente do processo inflamatório que ocorre pela irritação dos músculos e tendões adjacentes); a dor resulta do trauma direto no tumor ou processo inflamatório que acomete a bolsa. Pode ocorrer fratura geralmente da base da exostose e conseqüentemente dor localizada.

Tratamento

A simples presença do osteocondroma solitário não é uma indicação absoluta para sua ressecção cirúrgica. A ressecção do osteocondroma está indicada quando houver compressão de nervos, artérias, tendões, quando a exostose estiver interferindo com o crescimento da extremidade, levando a alterações funcionais ou mecânicas, ou quando houver irritação da bursa, por motivo estético (pode crescer e deformar o osso).

Sobre Feed do Autor

fisioterapeuta formado há mais de 10 anos, com vasta experiência. especialização em ortopedia e traumatólogia, rpg, bobath entre outras..

19 comentário para “Osteocondroma”

  1. Nanny diz:

    Olá meu nome é Claudiane , eu tenho um caroço no joelho , antes totalmente indolor para mim não era nenhum incomodo conviver com um caroço que eu descobri quando tinha aproximadamente 14 anos , hoje eu tenho 18 anos e sinto um desconforto muito forte ao andar mais que o normal , ao correr e praticar exercicios para mim é algo impossivel pois sei que depois a dor será muito forte,eu não cai , nem bati com o meu joelho mas derrepente cresceu um caroço que se localiza bem ao lado do joelho , é inevitavel nao percebe-lo , eu não fui ao médico porque sempre tive mt medo , eu pensava que eles iriam abrir meu joelho e me deixar sem perna então guardei o desconforto para mim mas agora que fiquei sabendo desse tal Osteocondroma penso se esse tb não pode ser o meu caso, se vc tiver uma foto de como era o joelho da sua filha pra euu compara-lo ao meu eu ia agradecer meu e-mail é
    [email protected]
    eu fiquei assustada com o assunto , espero que vc possa me ajudar um pouquinho só pra eu criar um impulso e ir ao médico!

  2. leila diz:

    ola, tenho 31 anos e tive ostocondroma aos 15, o qual tava inflamado e eu tive que retirar,preciso da ajuda dealguen hj descobrimos que a minha mãe tem mieloma multiplo e o meu irmão tb tem um ostocondroma. Isso e hereditario
    preciso fazer algum tipo de exame para saber se tenho outro
    quem puder me ajudar eu serei grata

  3. alexandre diz:

    o osteocondroma e uma ma formacao ossea que pode aparecer apenas uma vez ou vir a aparecer em outras articulacoes. mas nao e maligno. so se faz a retirada se estiver incomodando, causando dor limitando alguma articulacao ou por razoes esteticas. mas ninguem morre por osteocondroma fique tranquila

  4. Andriele diz:

    Olá meu nome é Andriele tenho 17 anos e também sou portadora desta doença,
    por ser uma desestruturação ossea, no começo é algo assustador, mas depois com o acompanhamento dos médicos notamos que pelo simples fato de ser um túmor benigno ja podemos ficar mais aliviados.Eu ja fiz 3 cirurgias, porém a que fiz no joelho, meses depois o tumor acabou voltando, embora menor mas está ali.
    Tenho alguns destes ”ossos desestruturados”, pelo meu corpo mas aprendi a conviver com isso. Hoje faço acompanhamento com mádico a cada 8 meses, mas agora estão estabilizados, pois na maioria dos casos param na adolecencia mesmo. Espero ter ajudado.

  5. Nanny diz:

    Eu já postei neste blog , e to voltando , porque não ainda não consegui tomar coragem pra enfrentar esse pequeno obstaculo, eu tenho muito medo de medicos , agulhas , sangue esses negocios, eu fico com muito medo de cirurgia , mas hoje em dia , se ponho salto alto já me incomoda , meu joelho dói muito , as vezes eu durmo sentindo muita dor , preciso realmente de tomar coragem pra ir ao médico e encerrar isso . Um abarço para todos vocês que conseguiram, parabens !

  6. kaue diz:

    oi meu nome é Kaue eu só tenho 4 aninhos e ja tenho esse problema,pois eu tenho um caroço no joelho e deu no radio x esse nome esquisito.

  7. Paulo diz:

    Tenho 38 anos tenho este problema na mão direita, so em alguns movimentos que doi,procurei o ortpedista ao qual airmou que ainda não ha nescessidade de inerveção cirurgica, so se crscer mais tenho m 2 dedos.

  8. Mariana diz:

    osteocondroma não e nada disso porque eu tenho essa doença e ela e uma doença genética e muito rara e voce nao adiquire a doença de uma hora para a outra para ocorrer essa doença um dos PAIS deve possui-la entao nao acreditem nesse artigo mentiroso e falsoe osteocondroma NÃO E UM TUMOR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  9. giovanna diz:

    osteocondroma e hereditario se seus pais nem avos possuem voce nao tera
    se voce possue essa doença voce tera varios ossos pelo corpo e esses osos so crescem ate a primeira menstruaçao nos meninos so crescem ate o fim da pulberdade em torno de 12 ou 13 anos eu possuo essa doença e ela e uma doença rara entao vai a um e eles se localiza nos braços pernas virilhas e ate costela entao procure uma fonte de pesquisa mais confiavel que essa!

  10. Ana Laura diz:

    Minha filha estava com 2 anos de idade quando notei um caroço na perninha dela, de imediato levei-a no pediatra ,e ele me disse que era um osteocondroma, fiquei apavorada, em seguida fui ao ortopedista, e ele confirmou que era mesmo um osteocondroma, e que era benigno, minha filhinha tem em diversas partes do corpo, ela graças ao meu divino Deus não se queixa de dores, hj ela tem 8 aninhos tem uma vida ativa normal, mas para mim que sou mãe é dificil de ver as suas perninhas, bracinhoscom ossos expostos, é dificil aceitar, quero protegela de tudo, meu marido que me da forças, e minha fortaleza maior é Deus.Não sei de onde surgiu essa doença, mas peço ao meu Divino Pai eterno que proteja os ossos da minha filha, e que eu aprenda a ter aceitação no que foi colocado na minha vida. Tendo aceitação conseguirei a ajuda-la quando ela estiver mocinha, E peço que o senhor Jesus proteja sempre todas as pessoas que tem o mesmo problema que miha filha, tenho que agradecer somente a Deus pois graças a Deus o osteocondroma não atrapalha ela em nada. Obrigadaa Senhor!

  11. Mily diz:

    Meu nome é Emily e tenho 16 anos, tenho osteocondroma e todas as partes do meu corpo eles apareceram quando eu tinha 3 anos, ele é heleditario meu pai tem só que a minha irmã mais velha não e eu tenho muitos mais só agora que eles vinheram incomodar. Tenho um na parte posterior do fêmur que está atrapalhando o tendão está enorme. Mais é dificil comviver com eles pois desde pequena minha mãe tem medo que eu pratique algum esporte para que eu não me machuque pois toda vez eu bato ele em algum lugar eles crescem.
    Mais graças a Deus que eles não atrapalham nada na minha vida.

  12. joaquim diz:

    tenho 29 anos e descobri q tenho esta doença,será q após a cirugia vai ficar a marca no meu joelho?aguardo resposta obrigado meu email [email protected].r

  13. gabriele diz:

    meu marido está com 29 anos,e o médico diagnosticou osteocondroma ,porém eu li relatos q esse tipo de tumor ósseo acontece entre os 10 e20 anos de vida,como pode surgir nele com essa idade,e é verdade q quem opera esse tumor pode perder os movimentos da perna?por favor se alguém puder me responder eu ficarei grata.

  14. regina diz:

    eu tenho osteocondroma eu queria saber se tem como na cirugia da nestezia locau alguen poderia mim responder to muito precopada muito obrigada

  15. regina diz:

    com isso nao pode ficar maligno pode ficar aliviado(a)

  16. Camila Eleuterio diz:

    Oi tenho 25 anos e tive osteocondroma, aos 17 anos fiz a cirurgia e fiz só porque eu sentia dores no joelho hoje vivo normal não sinto mais nada ando normalmente não se preocupe porque ninguém perde os movimentos por causa da osteocondroma

  17. ana patricia diz:

    ola meu nome e ana tenho 31 anos descobrir que tenho essa doenca a poucos meses e acredito que o meu caso e grave,pois a minha anomalia se alojou na minha face e o lado do meu rosto e diferente do outro e a medica disse que vou ter que fazer 3 cirurgias e elas sao bastante caras,estou com medo pois nao conheco nenhum caso parecido com o meu.se alguem souber de alguem por favor me responda.

  18. Euler Rufatto diz:

    Bom dia PESSOAL…
    Hoje estou com 23 anos, sou jogador de futebol, tive que OSTEOCONDROMA aos 14 15 anos de idade por ai, erra uma dor horrivel na minha perna esquerda na parte do fêmur, parecia que iria dar até fratura esposta devido alguns exercicios praticados…
    Depois da cirurgia não fiz fisioterapia nada, comecei a andar cm muletas depois de uns dias já.
    Minha recuperação foi pratica de fortalecimento muscular ACADEMIA e não parar de jogar correr etc…
    Se você que tenha esse problema não se preocupe se tiver que fazer cirurgia faça você fazendo ou não sua vida vai passar de qualquer jeito isso não é maliquino gente isso tme estudosssss….
    Fiquem com DEUS pessoal qualquer duvida estou a disposição…

  19. hamilton diz:

    ola, me chamo hamilton e tenho 32a, lendo estes comentarios
    irei relatar o meu. de um tempo pra ca, vem crescendo dois
    carosos no meus joelhos, um em cada. quando fico sentado
    eles ficam pontiagudos, é a tal doença mensionada?
    na minha familia nao conheço casos parecidos
    sera q tem jeito para os meus e um é mais grosso que o outro
    ainda nao tive coragem de ir ao medico me ajudem!!
    atenciosamente,
    hamilton

Deixe seu comentário

Serviço 100% gratuito

Escreva artigos com facilidade e ferramentas divertidas de usar

Aumente sua credibilidade pessoal e reconhecimento

Conquiste novos clientes mostrando seus conhecimentos