Saiba como é causado um T.C.E.: Traumatismo Crânio Encefálico

Categorias: Medicina
Tags: ,
Escrito por:

O TCE é uma agressão ao cérebro, não de natureza degenerativa ou congênita, mas causada por uma força física externa, que pode produzir um estado diminuído ou alterado de consciência, que resulta em comprometimento das habilidades cognitivas ou do funcionamento físico.

O TCE pode ser provocado por acidente de trânsito (60 a 70%), quedas (20%) e outras causas mais raras como agressões e projétil de arma de fogo.

O TCE pode produzir ou não déficit neurológicos.

  • falta de coordenação
  • dificuldade para planejar e estabelecer a seqüência de movimentos
  • espasticidade muscular
  • dores de cabeça
  • distúrbios da fala
  • paralisia e crises convulsivas
  • muitos comprometimentos sensoriais (visão e audição)

Todos esses comprometimentos podem variar bastante dependendo da extensão e local do dano cerebral, além do êxito do processo de reabilitação (podendo ser classificado de leve a severo).

Classificação: aberta ou fechada

Sintomas: amnésia retrógrada, confusão mental, distúrbios visuais, instabilidade postural, vômitos cefaléia, sono.

Contusão cerebral: amolecimentos cerebrais ou hemorragias capilares (lado acometido ou contra-lateral). Impacto do tecido nervoso contra a parede óssea.

Seqüelas – hemiplegia, monoplegia, distúrbios psíquicos, memória.

Dilaceração cerebral – perda da continuidade do tecido cerebral.

Sintomas – perda da consciência, amnésia, confusão mental, instabilidade postural duradora.

Seqüelas – hemiplegia , disfunções mentais.

Atividades: força, flexibilidade, resistência cardiovascular, AVD’S, ADM, atividades funcionais e recreativas.

Objetivo do programa de Educação Física: incentivar o desenvolvimento seqüencial das habilidades e padrões motores fundamentais essenciais para participação em jogos, esportes e atividades de lazer. Objetivo da equipe multidisciplinar é superar o máximo as funções perdidas e treinar o aluno/paciente nas áreas deficientes e nas AVD´S.

Sobre Feed do Autor

• Autor do livro: “Atividade física: Tudo o que você queria saber sobre Qualidade de vida e promoção da Saúde em diversos Aspectos” – Ed. Farol do Forte. 2010 • Professor Pós Graduado em Bases Fisiológicas e Metodológicas do Treinamento Desportivo pela UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo • Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela UNISA – Universidade de Santo Amaro/S.P. e Aluno Especial pela USP – Universidade de São Paulo • Docente no curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela UNIBAN – Universidade Bandeirante do Brasil • Possui experiência na área de Educação Física e no Ensino Superior na área de Educação e Educação Física, com ênfase em Filosofia, Sociologia e História; Educação física Adaptada e Atividade Física para Saúde. • Possui trabalhos, orientações acadêmicas e publicações nacionais direcionadas aos temas Educação e Educação Física. • Autor em mais de 500 publicações em artigos em revistas, jornais e sites da Internet. * Contato: [email protected]

4 comentário para “Saiba como é causado um T.C.E.: Traumatismo Crânio Encefálico”

  1. michelle diz:

    achei bom mas eu queria masinformasao sobre o tralmatimo craniano encefalico de projetil de arma de fogo com perda ossea pq eu levei1 tiro na cabeça e tive perda ossea e massa cefalica e estou esperando para faser areconstrussao do cranio isso ja tem 2 anos e por isso estou estudando e querendo saber de tudo sobre esse problema se poder mandar mas coisas eu agradesso e fotos tamben pois acho q sou unica sem cranio me sinto fora do mundo pois eu era muito bonita acabarao com minha vida e agora quero reconstruir por isso q estou estudado sobre o meu problema tirei muitas duvidas nesse sait

  2. Elisangela de Oliveira diz:

    Olá, sou estudante de enfermagem e procuro maiores informações referentes ao TCE…
    é o tema do meu TCC…
    Obrigada pelas informações

  3. Cynthia Marques diz:

    Gostaria muito de saber mais sobre TCE, meu marido sofreu traumatismo á 4 meses hoje ele ainda não senta sozinho e perdeu os movimentos do lado esquerdo do corpo, está traqueostomizado, fica agressivo as vezes, lembra das pessoas mas não lembra o nome delas, é muito impaciente, e tem confusões na memoria pergunta pelo pai que já é falecido a seis anos. Ele faz fisioterapia mas até agora os movimento do lado esquerdo são muito poucos, a fala tem que colocar o dedo na traqueostomia para sair o som, a voz é um poco rouca e um pouco lenta. Quero saber quais as chances dele melhora e quanto tempo mais mais ou menos de recuperação?! Agradeço e aguardo resposta por favor.

  4. desyree diz:

    Gostaria de saber sobre a tce pois meu filho morreu com tres tiros na cabeça, queria saber se a pessoa sente dor na hora q leva os tiros porque ele chorou quando caiu no chao. Agradeço e aguardo.

Deixe seu comentário

Serviço 100% gratuito

Escreva artigos com facilidade e ferramentas divertidas de usar

Aumente sua credibilidade pessoal e reconhecimento

Conquiste novos clientes mostrando seus conhecimentos