Síntese das Tendências em Calçados Femininos para o Inverno 2009

Para os calçados femininos, uma imensidão de tendências pode ser acompanhada nos lançamentos internacionais nos principais pólos mundiais da moda, isso sem dúvida foi um ótimo combustível e trouxe muitas inspirações aos nossos designers, que deverão surpreender o público feminino, devido às diversidades de estilos, ousadia e grande desenvoltura de suas criações. Devido a tudo isto, fica difícil apontar uma tendência predominante, quando num passado recente era fácil dizer que está ou aquela coleção buscou inspiração em determinada época.

ANÚNCIO

Claramente a ditadura rígida da moda não se aplica mais, ou pelo menos, não há esta coleção, pois há uma ampla variedade de estilos, como por exemplo: Saltos (altura, volume e forma), cores (frias e quentes), texturas (lisas, foscas, brilhantes e porosas), metais (foscos, polidos, níquel e dourados) etc.

Diante desta grande diversidade, podemos destacar como grande vedete da estação o "Couro", este em seus diversos acabamentos e texturas.

ANÚNCIO

Tradicionalmente o inverno requer modelos abotinados, uma vez que intenção é proteger contra o frio, logo as botas ganham destaque e seus canos variações nas alturas, porém com um visual mais clean do que em coleções passadas, modelos como scarpin, sandálias-botas ou botas abertas, sapatilhas ballerinas e os sapatos bonecas serão certamente encontrados neste inverno.

As formas estão mais curtas e com bicos arredondados, embora o bico fino ainda demonstre sua força, ele está mais curto.

ANÚNCIO

Clássica

Cores: O preto, os cinzas aço, aço polido, chumbo, ferro, ferro polido e preto aveludado, os azuis royal, marinho e preto noite, o vermelho vivo, o rosa, o amarelo esverdeado e o verde fluorescente.

Materiais: Foscos como a camurça com aspecto empoeirados em contraste com efeitos perolizados, verniz, e texturizados como o croco, cobra e outros répteis. Não podendo ser deixado de lado o cetim.

Saltos: Altos e finos ou meio finos, redondos ou arredondados. Geralmente acima de 7 ou 8cm.

Metais: Polidos ou cromados escurecidos.

Ornamentos: Materiais sobrepostos em contraste de cores ou texturas e faixas largas.

Casual

Cores: A base são as transparências, entre elas o branco, o neve, os verde, bege e vinho acinzentados, os cinza esverdeado, golfinho e antrocite, o verde amarelado, o rosa bombom, o perolizado e o alumínio polido.

Materiais: A base são as transparências, ou efeitos que causem esta impressão, os couros vegetais altamente macios e com acabamento natural, podendo também ser brilhante, laqueado, metalizado ou com feitos espelho.

Saltos: Alto ou médio de volume maior, com o surgimento de cepas e anabelas.

Metais: Foscos, como aço escovado.

Ornamentos: Básicos, como fivelas em metal ou encapadas com o mesmo material do cabedal.

Street

Cores: O amarelo acinzentado, gergelim, o verde musgo, os terrosos tabaco, chocolate e cobre, o âmbar, o vermelho, o vinho, o rosa antigo e os cinzas fumaça e cromo.

Materiais: Transmitem a sensação futurista, por meio de desenhos florais ou arabescos e formas geométricas em relevos ou estampas, podendo ser destacado os couros suedes em relevos.

Saltos: Salto baixo ou quase sem salto, bastante volumosos às vezes até desproporcional. Aparecem também as cepas e as meias-patas.

Metais: Efeitos tecnológicos e lúcidos.

Ornamentos: Materiais sobrepostos, desenho com efeitos bordados e entrelaços.